Saúde

Candidíase: O que é, sintomas, causas e tratamentos

21/04/2024

Uma doença bastante comum entre as mulheres principalmente, a candidíase é fácil de ser tratada e controlada com o uso de cremes e pomadas próprias.

O microrganismo que provoca a doença costuma causar desconforto na região íntima, além de coceira, inflamação e secreção.

Com a baixa imunidade do organismo, o ambiente genital acaba facilitando a proliferação e aumento de alguns microrganismos que ali convivem entre si.

Com esse desequilíbrio, algumas doenças estão mais propensas a se desenvolver.

Para entender mais sobre a candidíase, como ela é causada, quais os sintomas e os tratamentos, continue lendo.

A candidíase é uma doença causada por um fungo, a Candida sp, que de forma infecciosa ataca a região e sistema genital na maioria das vezes, mas também pode se desenvolver em outros sistemas.

É um tipo de infecção bastante comum entre as mulheres, e embora aconteça principalmente no sistema genital, não é considerada uma infecção ou doença sexualmente transmissível.

Além disso, ela também possui variações clínicas e tipos diferentes de candidíase que serão descritos ao longo deste artigo.

Os sintomas costumam ser diferentes para cada um dos tipos, e as infecções também acometem sistemas diferentes, e causam desconfortos diferentes.

Quando a infecção acontece na região vaginal, uma das principais reclamações é sobre o corrimento vaginal.

Além disso, a candidíase pode se mostrar através de vários sinais.

Quando se trata da infecção vulvovaginal, ela acontece em cerca de 75% das mulheres ao longo da vida.

E nesses casos, de 40 a 45% deles podem sofrer da doença mais de uma vez ao longo da vida.

Quando o assunto é sobre infecção fúngica, a Candida sp, é a espécie que causa o desconforto, além disso, ela pode estar presente em outras partes ou sistemas do corpo humano.

Tudo varia e depende do quadro clínico de cada paciente.

A candidíase é considerada uma infecção oportunista, ela pode permanecer em um organismo saudável por muito tempo e não se manifestar.

Mas dependendo do momento em que esse mesmo organismo se encontre, a infecção pode aumentar e aí os sintomas aparecem e podem se alastrar para outras partes.

Candida é o nome dado ao gênero do fungo que provoca a candidíase.

Ele pode se manifestar de formas diferentes, desde infecções nas mucosas, mais superficiais, até casos mais graves afetando os órgãos internos do trato urinário, causando pneumonia, ou afetando o esôfago por exemplo.

O gênero possui dezenas de espécies e podem provocar quadros de micoses no ser humano.

Além disso, grande parte das vezes que esse tipo de fungo afeta um organismo, a espécie geralmente é a Candida albicans.

A infecção normalmente não causa quadros graves em pacientes saudáveis, o problema está em quem possui problemas no sistema imunológico, ou são pacientes imunossuprimidos, idosos, ou que já possuam outro tipo de doença grave.

Em todo caso, a Cândida pode se tornar resistente em um organismo com sistema imunológico debilitado.

Com isso, o fungo pode entrar em camadas mais profundas e atingir órgãos internos, causando inclusive infecção generalizada.

Nesse caso é chamada de candidíase invasiva.

Ao longo deste artigo, vamos citar quais os tipos de infecção podem ser causados pela Candida, e como elas podem ser tratadas.

Na grande maioria dos casos a candidíase é transmitida através do contato entre pessoas contaminadas.

O fungo Candida albicans é muito comum no organismo, já que ele faz parte da microbiota gastrointestinal humana.