Esportes

Campeonato Paulista: História, Times e Prêmios

21/04/2024

O Campeonato Paulista de Futebol, popularmente conhecido como “Paulistão”, é a principal competição futebolística profissional do estado de São Paulo, sendo organizado e realizado anualmente pela Federação Paulista de Futebol (FPF).

A competição é repleta de tradição e muita rivalidade, sendo considerado o campeonato estadual mais difícil do Brasil, uma das principais razões para isso é a quantidade de clubes denominados “grandes” na disputa, além dos fortes clubes do interior, que ano a ano sempre surgem como uma surpresa na briga pelo título.

O Campeonato Paulista é a competição de futebol mais antiga do nosso país, sendo iniciada no ano de 1902, e disputada sem interrupções até hoje.

A Federação Paulista de Futebol só passou a ser a organizadora oficial do campeonato no ano de 1941 e o primeiro vencedor do torneio foi o São Paulo Athletic Club.

A criação da competição foi dada por Charles Miller, que após voltar da Inglaterra instaurou as regras do futebol no Brasil.

Então, em 1901 foi fundada a Liga Paulista de Foot-Ball (LPF) e no ano seguinte se deu a primeira edição do torneio que foi disputado por algumas equipes, o campeão São Paulo Athletic, Germânia, Mackenzie, Internacional e Paulistano, todos esses clubes hoje não possuem mais atividades relacionadas ao futebol.

Charles Miller foi campeão e artilheiro da competição que enfrentava algumas restrições na época, pois o futebol era delimitado para as classes sociais mais altas nos seus primeiros anos, diferente de países como Argentina e Uruguai onde o esporte era totalmente popular.

O São Paulo Athletic Club encerrou as atividades relacionadas ao futebol em 1911, com a exclusão do seu departamento de futebol.

Porém, o time tem uma importância histórica para o futebol brasileiro, pois foi o primeiro time a praticar o esporte no país por volta do ano de 1895.

Mas durante o seu curto período ligado à modalidade o clube conseguiu entrar para história não somente por esse fato, mas também por ter conquistado o Campeonato Paulista por 4 vezes, nos anos de 1902, 1903, 1904 e 1911.

Atualmente o clube tem suas atividades ligadas ao Rugby, e possui um dos times mais importantes do cenário nacional neste esporte.

O futebol começou a crescer no estado de São Paulo e em todo Brasil, porém os clubes ainda estavam ligados a famílias ricas ou apenas as elites.

Então, com a visibilidade cada vez maior do esporte, o clube Inglês Corinthians, equipe amadora de Londres visita o Brasil em turnê e acaba derrotando todos os clubes do eixo Rio-São Paulo com certa facilidade, o que encantou diversas pessoas na época.

 Então, inspirados nesse time, um grupo de trabalhadores resolveu fundar a primeira equipe popular de futebol do estado de São Paulo, que não estaria ligada às elites e em homenagem ao clube inglês se chamaria, Corinthians.

O futebol continuava a crescer no estado de São Paulo, antes visto como um esporte de diversão para estrangeiros, em pouco tempo isso mudou, atletas como Neco e o lendário Arthur Friedenreich, foram importantes no processo de popularização daquele que em pouco tempo se tornaria o esporte mais popular do Brasil.

Outro ponto que corroborou com a explosão do esporte foram os debates acerca da profissionalização ou não do futebol.

A LPF encerrou as atividades no ano de 1917, pois defendia que o futebol deveria continuar sendo apenas para as classes elitizadas.

Então, foi fundada a APEA (Associação Paulista de Esportes Atléticos), que defendeu a disseminação do esporte em todas as classes sociais e contava com equipes como o Paulistano, Corinthians e o Palmeiras, que na época se chamava Palestra Itália.

Porém, até aquele ponto todas as equipes eram amadoras e os debates sobre a profissionalização gerou problemas a liga.

O Paulistano, que até então era o maior vencedor da competição, se opôs, deixando a liga e criando a LAF (Liga dos Amadores de Futebol), no ano de 1925, porém a liga não vingou e fechou em 1930.

Com o encerramento da LAF e o fechamento do departamento de futebol do Paulistano que encerrou as suas atividades, o caminho ficou aberto para que os clubes e atletas fossem profissionalizados, o que se efetuou de forma definitiva 3 anos depois, em 1933, com a criação da Liga Bandeirante de Futebol.

Naquele momento o Palmeiras e o Corinthians dominavam a liga e davam início a uma das maiores rivalidades do futebol brasileiro.

Então, parte da diretoria do Paulistano que era a favor da profissionalização se uniram com dirigentes da extinta Associação Atlética das Palmeiras para fundar na época a terceira força do estado, o São Paulo Futebol Clube, logo depois o Santos se uniu ao bloco e o campeonato se aproximou o máximo dos moldes que possui atualmente.

A competição atual do Campeonato Paulista de Futebol é realizada entre os meses de Janeiro e Abril de cada ano, possuindo 16 equipes que são divididas em 4 grupos com 4 times cada.

Depois as equipes classificadas disputam jogos de ida e volta no sistema mata-mata até chegar a grande final, que também é realizada em 2 jogos, de ida e volta.