Esportes

Botafogo: Quais os principais jogadores e prêmios

21/04/2024

A história do Botafogo também não deixa de conter as suas peculiaridades.

Basta saber que o seu fundador, Luiz Caldas, foi um antigo remador do clube que acabou envolvendo-se em uma revolta – a “Revolta da Armada” – que teve como objetivo protestar contra os abusos da República que recentemente instalara-se no país.

Após a sua morte, e com a participação de dissidentes do Clube Guanabarense, o Botafogo foi fundado com a participação de não mais do que 40 abnegados torcedores no dia 01 de julho de 1894, em um antigo casarão situado na praia de Botafogo, no Rio de Janeiro.

Aquele ainda era o clube de remo.

O clube de futebol ainda não havia sido fundado.

Isso só ocorreu em 1904, quando uma equipe do bairro de Humaitá, no Rio de Janeiro, começou a chamar a atenção pelo seu potencial esportivo.

Uma agremiação que àquela altura já despontava como um personagem importante dentro do cenário futebolístico brasileiro; tanto assim que não demorou para que alguém tivesse a ideia de mudar o seu nome para Botafogo Football Club; e o restante da história todos já conhecem: O clube tornou-se uma das principais referências nos anos 50 e 60...

Era o único clube naquele período a realmente bater de frente com o Santos de Pelé, com o seu estilo que fazia do espetáculo uma prioridade; do jogo ofensivo uma obrigação; e tudo isso graças a um trabalho de meio campo incomparável feito pelo craque Didi, que seguia com a genialidade de Garrincha no ataque, e que não raro encontrava Amari...

Leia também: Flamengo: História, prêmios, curiosidades e principais jogadores.

Dentre os principais jogadores da história do Botafogo de Futebol e Regatas, obviamente que devemos destacar a habilidade incontestável de Garrincha e Didi, além do fôlego inesgotável de Zagallo, a classe e elegância de Gérson e a segurança de Manga no Gol.

Mas além deles, outros também conquistaram um lugar todo especial no coração dos botafoguenses, e até já fazem parte da história institucional do clube, como Roberto Gomes Pedrosa (que inclusive deu nome ao embrião do atual Campeonato Brasileiro), Geninho, Dirceu, Fischer, Heleno de Freitas, Carlos Alberto Torres, Jairzinho; e mais recentem...

Já com relação a títulos, os botafoguenses, apesar do presente um tanto quanto desanimador, podem gabar-se da sua Copa Conmebol de 1993, dos dois Campeonatos Brasileiros (1968 e 1995), quatro torneios Rio-São Paulo (1962, 1964, 1966 e 1998), da Copa dos Campeões do Rio-São Paulo (1930), além de 21 títulos do estadual carioca, 1 Copa Rio, 8...

Dentre as principais curiosidades que fazem parte do passado quase mítico do clube, podemos destacar algumas delas, entre as mais marcantes:.

Apesar de ter como principal alcunha a “Estrela Solitária”, a verdade é que muitos dos seus torcedores não fazem a menor ideia das razões que levaram o clube a adotá-la.

A razão para isso veio do hábito que os seus antigos remadores tinham de madrugar como poucos clubes costumavam fazer à época; o que acabou por associá-los à Estrela D’Alva, o planeta Vênus, que era a única testemunha, também solitária, da presença dos atletas na Enseada de Botafogo.

Isso mesmo! A maior goleada da história do futebol brasileiro pertence ao alvi-negro.

Foi um estrondoso 24 a 0 aplicado sobre o indefeso Sport Club Mangueira, em mais uma rodada do Campeonato Carioca de 1909.

De quebra, Gilbert Hime tornou-se o 2ª jogador com o maior número de gols numa partida em território brasileiro, atrás apenas do formidável Dadá Maravilha, com os seus 10 gols em 1976, em um dos capítulos mais impressionantes da história do futebol mundial.

Isso também é pra poucos! Se ser tri-campeão carioca é considerado um feito e tanto – perseguido pelos clubes muitas vezes a cada 10 anos -, imagine ser tetra campeão!.