Receitas

Bolo de chocolate: confira dicas para preparar e receitas

21/04/2024

O bolo de chocolate é uma receita presente em diversas partes do Brasil e do mundo, e sem dúvidas é um dos bolos mais saborosos que existem.

É um prato, por assim dizer, bastante utilizado para lanches e café da manhã, e faz parte da vida  de muitos brasileiros.

Está presente em quase todas lanchonetes e padarias do país, além de ser tradicionalmente feito e consumido nas próprias residências familiares.

Isso porque, possui um modo de preparo bastante simples, e muitas vezes não é necessário nem liquidificador, nem batedeira, pois os ingredientes líquidos ou em pó podem ser facilmente misturados manualmente.

As principais variações podem ser encontradas também em relação às caudas ou coberturas e recheios, que podem ser de leite condensado, brigadeiro, maracujá e até mesmo de calda de chocolate.

O bolo de chocolate não é tradicional apenas no Brasil, mas sim em muitos outros países do mundo, principalmente América e Europa.

Na  verdade, o chocolate é um produto bastante apreciado e que faz parte de diversos produtos tradicionais, isso quando não é consumido puro mesmo.

Alguns exemplos são os brigadeiros, os ovos de páscoa e uma diversidade realmente impressionante de bolos com o produto.

A criação do bolo de chocolate é atribuída ao povo inglês, no ano de 1674, possuindo desse modo mais de 300 anos de existência.

Até esse período o cacau era utilizado apenas para produtos líquidos, mas foram adicionados às massas de bolos pelos confeiteiros da Inglaterra, e a partir daí ganharam o mundo.

O chocolate em si já era trabalhado pelos povos maias, nativos da américa, bem antes de 1500, mas era como um suco à base de cacau.

Já o bolo existe a bastante tempo, e é atribuído ao Egito antigo e Roma antiga, que costumavam temperar as massas de pães com frutas.

Atualmente, o bolo de chocolate possui diversas variantes, com o acréscimo de outros ingredientes, que tornam cada receita única.

Uma que é bem utilizada é a nega maluca, que apesar de comumente ser chamado de bolo de chocolate, possui suas características próprias.

Quando já não se há uma receita tradicional na família, também não é difícil encontrar diversas disponíveis na internet.