Entretenimento

BBB: saiba tudo sobre, história e vencedores

14/04/2024

Que o BBB  é um sucesso, isso você já sabe.

Todo início de ano é a mesma coisa: milhões de brasileiros ansiosos para conhecer os brothers e sisters da nova edição, já escolhendo os seus favoritos e montando torcidas prontas para fazer de tudo para garantir a vitória (e o prêmio milionário) para o seu participante preferido.

Mas você sabe quando e onde surgiu esse formato de reality show?.

A ideia do Big Brother Brasil nesse formato que conhecemos surgiu de um livro, um dos romances mais citados do século vinte.

Escrita por George Orwell, a obra distópica intitulada de 1984 foi publicada em 1949 e se passa no mesmo ano que lhe dá nome, que, na época em que foi escrito, ainda era um futuro distante.

Na narrativa, o Estado impõe um regime extremamente totalitário onde a sociedade como um todo é vigiada pelo Grande Irmão (Big Brother, em inglês), que é o líder supremo dessa nação (a fictícia Oceânia).

Essa vigilância constante se dava por meio das chamadas teletelas.

Quem não se adequasse ou pensasse contra o regime, era considerado um criminoso.

De modo geral, é o que o público faz com os participantes do Big Brother Brasil: vigiam vinte e quatro horas por dia e decidem quais narrativas merecem continuar a concorrer pelo prêmio.

Mas, convenhamos, esse “Grande Irmão” é muito mais legal e menos macabro que o original.

Essa obra é tão famosa que não inspirou apenas o famoso reality.

Outras obras ficcionais que têm como pauta pessoas sendo vigiadas ganharam notoriedade.

Entre elas está a famosa e bem-sucedida franquia de filmes Jogos Vorazes e Withe Bear, episódio da famosa série Black Mirror, O Show de Truman, The Circle, e Bad Wolf, episódio da série Doctor Who.

Leia também: Globo: A história completa da emissora.

Mesmo quem não assiste o programa, não há ninguém que não saiba do que ele se trata.

O BBB se resume no confinamento de um determinado número de participantes dentro de uma casa cenográfica, onde são vigiados vinte e quatro horas por dia, sem nenhuma conexão com o mundo lá fora.

Não há chance de se comunicar com ninguém, ou até mesmo entrar na internet ou assistir TV, no entanto, eles podem desistir do jogo a qualquer momento.

Para que o jogo esquente, a cada semana, alguns participantes são indicados ao famoso paredão através de votos pelos próprios amigos ou participantes da casa.

O pessoal de casa também pode votar para que saiam do Big Brother Brasil, deixando assim, de ganhar todo o dinheiro que o programa oferece.

Além disso, não existe apenas o paredão para que as coisas se mexam dentro da casa.

São oferecidas provas de resistência e outros tipos de jogos para eliminar mais alguns participantes ou torná-los líder, anjo ou monstro.

Na primeira edição do BBB, a casa foi construída dentro de 55 dias, em um lugar totalmente isolado nos estúdios da Globo, no Rio de Janeiro.

Desde a primeira edição, a casa ainda é a mesma, mas com algumas diversidades, como decoração, cômodos etc.

São exatamente 60 microfones e 38 câmeras vigiando os participantes.

É importante saber que, para se inscrever no jogo, é preciso ter no mínimo 18 anos e no máximo 70 anos de idade.

Depois da inscrição, há a seleção, é claro, onde os candidatos são anunciados pouco a pouco, dias antes da estreia do programa.

Toda quinta-feira, uma prova dentro da casa é realizada.

É a seleção do líder, que ganha algumas vantagens, como por exemplo, não poder ser indicado ao paredão pelos jogadores da casa.

O programa é transmitido no horário da noite, porém, durante os intervalos das programações, há chamadas para o conteúdo.

Durante três meses, os telespectadores ficam vidrados nesse tipo de entretenimento.

Os participantes precisam permanecer na casa até o fim do jogo, quando, através de votos, o ganhador do programa é escolhido.

Os votos podem ser feitos pela internet.

De acordo com o psicólogo Valdeci Gonçalves da Silva, o programa traz pontos positivos para a sociedade, produzindo conteúdo da vida alheia que são semelhantes com a realidade.

Ele diz que o BBB não é só um reality show, mas um laboratório.

O paredão e a eliminação não são as únicas coisas que deixam os jogadores tensos.

Toda semana, acontecem provas dentro da casa, e isso acontece até o fim do jogo.

A prova mais esperada não só para o público, mas para os jogadores, é a prova do líder, onde quem ganha consegue se imunizar e indicar um participante ao paredão.

Há também as provas que precisam de muita resistência, sorte e habilidade, podendo ser disputada sozinho, em dupla, ou em grupo.

Nas sextas e nos sábados, acontece a prova do anjo.

O vencedor pode ter contato com a família e um almoço com as comidas preferidas, além disso, pode também imunizar o amigo mais próximo da casa.

Ele também deve castigar dois jogadores e nomeá-los como “monstros”, que envolve muitos castigos.