Finanças, Crédito & Seguros

Banco do Brasil: conheça mais sobre a história e tudo que tem a oferecer.

21/04/2024

Atualmente, a segunda maior instituição financeira da América Latina é o Banco do Brasil, contendo uma quantia de 365 bilhões de dólares.

Esse valor exorbitante para muitas pessoas, além de ser uma grande riqueza, é também um sinal de segurança e confiança.

Sinais esses que, na hora da escolha para fazer um investimento, são cruciais para definir qual banco escolher para deixar dinheiro guardado ou rendendo.

  Seja na compra de ativos, financiamentos, solicitação de créditos pessoais, investimentos em fundos ou empréstimos, esse banco é, com certeza, uma ótima instituição para se relacionar com a riqueza de um indivíduo.

Por isso, é muito importante conhecer mais sobre o BB, sua história, melhores investimentos e tipos de cartão disponíveis para seus clientes.

Por isso, aqui estão algumas das informações mais importantes sobre os tópicos citados anteriormente.

A história dessa empresa de serviços financeiros data o período colonial brasileiro, quando D.

João VI fundou o Banco do Brasil em 1808.

Ainda em sua criação, o intuito era que uma instituição fosse criada para ajudar a quitar a dívida pública do império português quando sua sede fosse totalmente transferida para o recente Brasil.

Dessa forma, a partir de sua fundação foi a primeira agência fiscal do novíssimo governo brasileiro e , também, o primeira instituição a emitir notas fiduciárias.

João para Portugal o banco faliu.

Isso devido a uma falta de planejamento que muitos historiadores julgam ter sido um ato de negligência por parte da coroa imperial.

Isso porque o monarca em questão decidiu levar consigo ativos de extrema valia para o BB, que ele mesmo havia fundado.

Devido a isso, turbulências marcaram a história dessa instituição financeira até meados dos anos 1900, sendo 1898 outro ano de crises para o Banco do Brasil.

Muitos anos se passaram até que em 92 o banco passou por uma reformulação de sua estrutura para então se tornar um banco comercial.

Para isso, houve um aproveitamento de seu alto alcance pelo território nacional, uma vez que esse banco estava presente em grande escala pelo espaço geográfico nacional.

Isso trouxe consigo muitos pontos positivos e muitos negativos também.

Para o banco foi necessário encerrar o contrato com milhares de trabalhadores.

Em contrapartida, isso foi um método de cortes de gastos que possibilitou o banco a se posicionar como um gigante do ramo bancário.

Graças a essa e outras medidas tomadas pelo restrito grupo de banqueiros por trás do BB, atualmente ele se mantém como um banco que rende lucros e até é aproveitado como ferramenta governamental para fins desenvolvimentistas e de estabilização econômica.

Mas, sobretudo, o banco tem em sua natureza o ato intrínseco de disponibilizar possibilidades de investimento para seus usuários.

Por isso, é muito importante estar bem informado sobre como investir o próprio capital e também quais são as melhores opções de investimento dentro dessa instituição financeira.

Um banco conceituado se deve por sua característica de garantir ao indivíduo que o mesmo terá seu dinheiro sob a tutela de um grupo dedicado a cuidar do dinheiro depositado.

Por isso, não há dúvidas de que o Banco do Brasil entregará ao investidor os requisitos necessários para que ele se sinta seguro ao deixar seu capital sob controle de uma de suas agências.

Mas, para saber como investir, primeiramente uma pessoa deve entender o que é investimento, quais são suas motivações para isso e, consequentemente, tornar isso um hábito de vida.

A melhor forma de aplicar uma certa quantia de dinheiro que não será necessária para uso obrigatório ( contas, compromissos financeiros, dívidas, etc), é investindo.

Seja em ações, poupança, renda fixa, fundos, criptomoedas, imóveis ou qualquer outra forma de ativo que propicie a uma rentabilidade ao investidor, existem muitas maneiras de fazer com que o dinheiro de uma pessoa trabalhe para ela.

Por isso, foram separadas algumas dicas básicas, porém essenciais para que um indivíduo comece com o hábito de investir e passe a tornar isso parte de sua vida financeira.

Deve-se ter em mente que fazer aportes semanais ou mensais de uma certa quantia em maneiras de rentabilidade é uma forma de garantir ao futuro uma segurança maior e estabilidade que, caso um indivíduo nunca tenha pensado sobre, poderiam fazer toda a diferença.

Por exemplo: No Brasil, no ano de 2021, foi batido o recorde de brasileiros endividados.

Cerca de 67,5% da população nacional tem pelo menos uma dívida a ser quitada.

Mas, se levar em consideração a população economicamente ativa a partir da maior idade, entre 18 e 65 anos, o número de pessoas que não conseguem ter o hábito de poupar é muito semelhante, sendo 67 % esse número.

E isso não é mera coincidência.

As pessoas que possuem o hábito de poupar, geralmente são as pessoas que têm controle de suas finanças.

Tanto por conseguirem ordenar seu capital a seu favor, quanto por serem extremamente calculistas quando se trata de finanças.