Finanças, Crédito & Seguros

B3: o que é, história e como investir

21/04/2024

O ato de investir vem crescendo gradativamente entre os brasileiros.

Investir é o melhor modo de multiplicar a renda, e transformar o pouco em algo melhor e mais palpável, e o muito em algo extraordinariamente maior.

E a bolsa de valores é uma boa opção para quem quer realizar bons investimentos.

Por isso é importante conhecer mais sobre o B3.

O B3 é a bolsa de valores do Brasil.

É o local onde são realizados a compra e a venda de ações de empresas, dentre outros ativos.

Sua sede é na cidade de São Paulo.

É a maior bolsa de valores da América Latina, e a nona maior bolsa do mundo.

O termo B3 é na verdade B elevado ao cubo, isto é, B³, e significa Brazil, Bolsa e Balcão, fazendo referência a própria bolsa de valores brasileira.

A bolsa funciona como um agente mediador entre empresa, que quer vender ações, e as pessoas interessadas em comprar ações.

E também entre as pessoas que já adquiriram as ações, mas que decidem vendê-las, e os novos compradores.

Esse ato realizado pelas empresas, de vender parte de suas ações, chama-se abrir o capital, com uma Oferta Pública Inicial (IPO).

É um recurso utilizado pelas empresas, quando há a necessidade de captar recursos financeiros.

O que ocorre é que é difícil uma grande empresa sobreviver sozinha no mercado por muito tempo, enfrentando todos os recessos e crises econômicas.

Além do mais, há a necessidade de levantar muitos recursos para alavancar o crescimento, isto é, angariar fundos para realizar novos investimentos e crescer ainda mais.

E uma solução encontrada é a abertura do capital, pois esse método permite que a corporação capte dinheiro através de sua própria estrutura.

Desse modo, quando há a necessidade, a empresa realiza a venda de parte de suas ações e levanta o capital necessário.

Aqui, é importante se conhecer também os chamados acionistas majoritários, que são as pessoas que detêm o controle de uma empresas, por possuírem a maior porcentagem de ações da mesma.

Dessa forma, as empresas podem vender uma grande porcentagem de ações para pessoas diferentes, e continuar sendo o controlador, desde que possua a maior porcentagem em ações.

Um bom exemplo é uma das maiores empresas do mundo na atualidade, a Amazon, que atua na área de e-commerce/varejo online.