Tudo Sobre

Avon: conheça melhor a empresa e seus melhores produtos

14/04/2024

A Avon, criada em 1886 na cidade de Nova York com o nome posterior de Califórnia Perfume Company, revolucionou  o mercado de produtos cosméticos.

Mas para entender o motivo disso, é preciso entender a receita atual gerada por esse ramo da indústria.

O mercado global de cosméticos foi avaliado em 380,2 bilhões de dólares em 2019 e já tem projeções em torno 463,5 bilhões de dólares para 2027.

Esse valor é explicável pelo aumento da procura, tanto entre homens quanto em mulheres, pela busca de uma estética corporal facial e corporal melhor.

Seja pela rápida rede de informações que propaga ideias cada vez com mais velocidade (internet) ou por padrões estéticos que passam a integrar a vida de todos, o aumento da noção de autocuidado está mais desperta do que nunca na psique humana.

E como consequência, a busca por produtos de boa qualidade para auxiliar na melhoria estética aumenta exponencialmente a cada ano.

Tudo isso levou a consequência de um mercado quase trilionário em torno dos cuidados pessoais.

Nesse ínterim, muitas empresas do ramo acabaram saindo beneficiadas.

Mas, apenas as que apresentam qualidade em produtos,tecnologia avançada e um bom marketing conseguem se destacar.

Fora isso, a tradição conta muito.

Por isso, a Avon é uma das empresas do nicho cosmético que mais se expandem junto a esse crescimento de volume de mercado.

A empresa, que tem sua base sediada em Londres, é parte do grupo Natura e apresenta uma receita anual que gira em torno dos 5,5 bilhões de dólares anuais.

De seu surgimento até os tempos atuais, muitos produtos passaram por seu catálogo em lojas e entre consultores.

Seu esquema de vendas, que adota uma logística de rede de relações interpessoais entre os vendedores e seus clientes, é uma das maneiras mais inteligentes no mercado de vendas.

E isso é um dos motivos para seu crescimento incessante.

Mas, como uma empresa de porte tão grande e que dá tanta liberdade a seus revendedores conseguiu se consolidar como uma das maiores do mercado?.

Primeiramente, para falar de história, é necessário comentar as origens da empresa e as motivações que fizeram David H.

McConnell, seu fundador, a criar essa franquia que perdura até os tempos atuais.

Assim como é atualmente entre revendedores da Avon, seu fundador batia de porta em porta carregando livros à venda e oferecia amostras grátis dos perfumes que se encontravam no material.

Depois de um tempo trabalhando com isso, notou que a maioria dos clientes eram do público feminino.

Mulheres fortes deveriam ser empoderadas de alguma forma, pensava consigo o criador e fundador da Avon.

Cativado por essa ideia, David H criou a California Perfume Company, em 1886.

Sua ideia era, além de ter lucros sobre os produtos que oferecia, ajudar as mulheres a buscar sua independência financeira e se afirmarem na sociedade como símbolo de força e autonomia.

Por acreditar muito no poder de influência das mulheres umas sobre as outras, ele teve certeza de que uma rede onde mulheres se relacionavam com outras mulheres de forma amistosa a fim de vender algum produto estético surtiria resultados que somariam alegria para quem comprasse e vendesse, além de uma renda extra.