Esportes

Atlético Paranaense: Time, história e principais jogadores

21/04/2024

O Atlético Paranaense – ou Club Athletico Paranaense, como surgiu no futebol – é um clube futebolístico brasileiro fundado em 26 de março de 1924 na cidade de Curitiba, Paraná, a partir da fusão entre o América Futebol Clube e o International Foot-Ball Club.

A instituição gaba-se de ser uma das principais (se não a principal) forças da região sul do Brasil, além de chamar a atenção por ter uma das raras torcidas que, segundo consta, ganha jogos “sozinha”, o que faz com que o seu estádio, a “Arena da Baixada”, seja considerado um dos maiores “caldeirões” do país.

As cores tradicionais do Atlético Paranaense são o preto e o vermelho, em listras verticais que tornaram-se inconfundíveis; ou talvez até nem tanto, já que, para muitos, estas cores lembram bastante as do tradicionalíssimo Milan da Itália – porém, nem de longe, com a força da torcida atleticana.

O clube tem como principal rival o Coritiba (também da capital paranaense); no entanto, os anos 2000 trataram de desnivelar bastante essa rivalidade, já que enquanto os coritibanos gabam-se de terem sido os primeiros campeões brasileiros do estado (em 1985), os atleticanos hoje podem gabar-se à vontade do fato de serem os únicos paranaenses a ...

Além disso, o Atlético Paranaense já levou também o seu Brasileirão para casa; foi em 2001; sem contar o fato de ser o único paranaense a conquistar uma Copa do Brasil, possuir em seu currículo uma final da Taça Libertadores (2005) e ter sido o primeiro paranaense a disputar a quase mítica Taça Brasil, lá no distante ano de 1959.

O Atlético é considerado o único clube a tornar-se “um dos grandes” do futebol brasileiro após a virada do séc.

Ele é um desses cases de sucesso nesse universo futebolístico tupiniquim, em especial devido ao fato de que antes de 2002 era apenas e tão somente um mero coadjuvante nos campeonatos nacionais, mas a partir dali erguido à condição de um dos protagonistas no Brasil, e ainda conseguindo a façanha de produzir toda uma mística em torno dos jogo...

Ainda sobre as origens do “Furacão”, como o clube também é “modestamente” conhecido, consta que a sua fundação foi uma iniciativa de Joaquim Américo Guimarães (o nome oficial da Arena da Baixada), um próspero usineiro nascido na cidade de Paranaguá em 1879, e que, ao criar o Internacional Foot-Ball Club (em 1912), não sabia que es...

Mas a criação do Atlético Paranaense só se tornaria possível após a criação de um outro clube tradicional na cidade de Curitiba, o América Futebol Clube, criado em 2017 para ser um rival à altura dos “alvinegros” do Internacional.

Ao Atlético Paranaense o América emprestou as cores branca e vermelha; e, ao final, em 1924, o então “Club Athletico Paranaense” era finalmente criado.

E a primeira partida foi em um jogo amistoso contra o Universal FC, no dia 6 de abril, a qual o Atlético venceu por 4 a 2, com destaque para Marreco e Ari e Malello, que marcaram os gols da partida.

Mas o clube só entrou em campo oficialmente mesmo foi no dia 18 de maio daquele mesmo ano, em uma partida contra o Campo Alegre pelo Campeonato Paranaense, dessa vez vencida por 4 a 1, com mais um show de Marreco, que dessa vez deu duas boas “bicadas” contra a meta do goleiro campo-alegrense, e ainda novamente com o auxílio de Ari e Motta, pa...

A história do Atlético Paranaense pode ser resumida em “antes e depois de 2001”.

No entanto, para boa parte da sua torcida, é o ano de 1995 que marca a virada do clube no futebol brasileiro, já que aquele ano marca o lançamento do “Atlético Total”, um projeto audacioso que tinha apenas e tão somente o modesto objetivo de transformar o clube em um dos “grandes” do futebol brasileiro em não mais do que 10 anos.

A meta exigiu um pouco mais de tempo, mas já em 1995 o Furacão sagrava-se campeão da série B em cima do seu maior rival, o Curitiba, e passava à prateleira de cima do futebol brasileiro tendo nas mãos o projeto de construir, em pouquíssimo tempo, o mais moderno e bem equipado estádio da América Latina; o que se concretizou em 24 de junho d...

Mas eis que surge o ano de 2001 na história do clube! O Atlético Paranaense finalmente sagrava-se campeão brasileiro, em uma campanha que culminou com duas vitórias sobre a outra surpresa naquele ano, o discreto time do São Caetano, que não conseguiu, nem de longe, fazer frente a um “furacão” que surgia não se sabia ao certo de onde, e ...

Como vimos, o Club Athletico Paranaense gaba-se de ser o maior campeão internacional da região sul do país.

Após o inusitado título do Campeonato Brasileiro de 2001, sucedido por um vice em 2004 (com direito a um recorde de 34 gols do artilheiro Washington), foi a vez do clube ensaiar voos mais altos em gramados internacionais.

E esse voo até que foi bastante alto, já que tornou-se vice-campeão da Taça Libertadores da América em 2005 numa final contra o poderoso São Paulo de Rogério Ceni e companhia – que ainda terminaria como campeão do mundo ao bater o Liverpool na final do Mundial de Clubes daquele ano.