Esportes

Atletico MG: saiba tudo sobre o time e os prêmios

14/04/2024

Com certeza, um dos maiores e mais amados times do Brasil é o Clube do Atlético Mineiro, que foi fundado em 25 de março de 1908 por um grupo de jovens mineiros em Belo Horizonte, capital do estado em que reside o time.

Em seus 113 anos de história, o time já passou por derrotas desestruturantes, conquistas inesquecíveis, vitórias raçudas e até títulos internacionais.

Com elencos inesquecíveis, o Galo, como é popularmente conhecido entre seus torcedores e entusiastas, conseguiu construir suas marcas na história do futebol brasileiro e sul americano.

Desde sua ida à Europa, onde recebeu o título de Campeão do Gelo, até sua chegada no Mundial de Clubes, o time carrega um valor inconfundível na narrativa épica dos grandes clubes brasileiros.

Não só jogam com muita raça e amor, como é dito no hino do time, bem como trabalharam duro os jogadores que marcaram a história do clube.

Das históricas bolas agarradas por Taffarel às defesas inacreditáveis de “São Victor” , o time se caracteriza por ser um dos maiores triunfadores no estado de Minas Gerais em seu campeonato regional.

Ganhou o Brasil na Copa do Brasil e na Copa dos Campeões Brasileiros.

Levou seus torcedores à loucura ao vencer sua primeira e única Libertadores da América.

Cativou o Brasil inteiro, mesmo aqueles que não torciam para o time, como alguns torcedores dos rivais Cruzeiro e América Mineiro, ao ganhar a Recopa Sul-Americana e seus dois títulos da Conmebol.

Sendo um time tão importante, é mais do que certo que existem muitos detalhes a serem falados sobre seus títulos, melhores elencos, momentos históricos e outros assuntos.

Desde o time vencedor da edição de 2013 da Libertadores, com Ronaldinho Gaúcho e Victor, até os tempos antigos do clube, com o assombroso Trio Maldito, com Jairo, Said e o experiente Mário Castro  no ataque.

Por isso, confira aqui alguns dos principais pontos que marcam a história do Alvinegro mais amado de Minas Gerais.

Ao ser fundado em março de 1908, o time hoje conhecido como Clube Atlético Mineiro, na época recebeu o nome parte brasileiro, parte estrangeiro Atlético Mineiro Foot Ball Club.

Na época, o futebol era um esporte jogado principalmente pela elite, estudantes ou pessoas que podiam pagar para estar em clubes com campos de futebol.

Então, um grupo de estudantes de Belo Horizonte decidiu criar o clube para poderem disputar partidas com outros times.

O primeiro adversário oficial do clube foi o Sport Club Futebol, quase um ano após o nascimento do time alvinegro.

No dia 21 de março de 1909, a vitória por 3×0 foi do Galo.

Isso gerou muita animação para que o time desse sequência a suas campanhas como equipe com entusiasmo.

Cinco anos após essa partida, o clube passou a se chamar Clube Atlético Mineiro, dando um ar abrasileirado a como se chamava anteriormente.

Após isso, a primeira vez que o time ganhou um campeonato veio à tona, com sua vitória no Campeonato Taça Bueno Brandão e, dois anos após, foi vitorioso no primeiro campeonato estadual.

A partir daí, as competições feitas no estado passaram a ser coordenadas por um grupo que, posteriormente, se transformou na Federação Mineira de Futebol.

Dessa forma,as partidas de futebol de Minas Gerais  ficaram mais organizadas, tanto para os times, quanto para os demais envolvidos.

Para a infelicidade dos torcedores do time do Galo, seu maior rival, o América Mineiro venceu dez vezes as edições seguintes do Campeonato Estadual.

Mas, graças ao time que contava em seu elenco um dos integrantes do Trio Maldito, Mário Castro, em 1926 o time voltou com todo vapor e levou o troféu de melhor de MG.

No ano seguinte, em 1927, Said e Jairo fecharam o cerco no ataque e formaram o mencionado Trio Maldito, trazendo triunfos que marcam até hoje a memória dos atleticanos, como, por exemplo, a vitória internacional sobre o time de Portugal, o vitória de Setubal.

Foram três gols emplacados com sucesso no famoso Estádio Presidente Antônio Carlos, que, posteriormente, se tornou a casa dos alvinegros.

Duplamente campeão consecutivo do campeonato estadual(1931-1932), o Atlético, no ano seguinte, se tornou um time profissional.

E isso foi um passo muito bem dado para o clube, pois isso possibilitou a participação em competições a nível interestadual, como a Copa dos Campeões Estaduais.

E na primeira edição em que o Atlético participou foi bem sucedido, tendo seu elenco ocupando o primeiro lugar no pódio nacional.

Na disputa estavam Fluminense, Portuguesa, Rio Branco e Atlético.

Todos times do sudeste brasileiro.

Na final, para alegria dos Alvinegros, o Atlético marcou cinco gols e levou a vitória sobre o Rio Branco (ES).

Nos dois anos seguintes, o triunfo foi forjando o time como o melhor de seu estado, o que fez com que entrasse na década de 40 com o respeito de seus rivais e, muitas vezes, até o temor.

Mas, ainda que a maior rivalidade do estado ocorresse entre América Mineiro e Atlético Mineiro, um novo desafiante apareceu na época, o Cruzeiro.

Todavia, o Galo foi considerado um dominador.

Venceu 5 edições do campeonato mineiro até chegar a década de 50.

Então, a metade do século XX.

O time já estava bem conceituado no Brasil inteiro e, por acaso,  a comissão alemã de futebol veio até o país para buscar times talentosos o suficiente para disputarem jogos entre equipes da Alemanha.

Devido a uma série de problemas gerados pela Segunda Grande Guerra Mundial que aconteciam na época, times de outros estados negaram a solicitação para a participação desses amistosos, uma vez que a Alemanha Ocidental estava tomada pela ideologia que mais causava aversão no mundo, o Nazismo.

  Por isso, o único grande clube brasileiro que aceitou o convite foi o maior vencedor da história de campeonatos em Minas Gerais, até então, o Atlético Mineiro.

Com uma recepção extremamente midiática, a equipe do Atlético foi recebida com uma certa cordialidade por ser a primeira equipe dos conceituados jogadores brasileiros a pisar em solo alemão.

No dia 27 de outubro do ano, o time chegou em Frankfurt e de lá seguiu viagem para o local de sua primeira partida, a capital Munique.

Lá a partida foi vencida contra a equipe do time 1860 Munchen, no primeiro dia de novembro, por 4 gols sobre 3 do time alemão.

Mesmo com o clima adverso ao que era comum para os brasileiros, os 35.

000 espectadores entenderam o porquê do futebol do Brasil ser tão bem falado mundo afora.

Após a primeira partida, venceram outra partida com 4 gols, mas dessa vez com um público menor em 15.

000 pessoas, na cidade de Hamburgo.

O time derrotado foi o Hamburger SV.

Como nem só de vitórias vive um time, o Atlético viajou para Bremen e perdeu a partida para o Werder por 3 gols a 1.

O time estava se recuperando, já que a partida anterior havia acontecido um dia antes.

Após sete dias de descanso merecidos pelo elenco brasileiro, seguiram viagem para Gelsenkirchen, a casa do Schalke 04.

Ali, o retorno triunfal dos brasileiros veio a tona, com uma vitória de 3 gols contra um do time alemão, no dia 12 de novembro.

Após o tour pela  Alemanha, o Atlético seguiu para a capital da Áustria para disputar uma partida contra o que seria o melhor time do país.

O infeliz resultado para os tupiniquins foi de 3 gols a 0.

Vitória do time da casa, Rapid Wien.

Esse jogo teve muitas polêmicas em torno dele, como gols duvidosos que favoreciam a equipe austríaca.

Após isso o time jogou mais quatro jogos, sendo 2 deles vencidos: um contra  Saarlands (Liga Francesa), por 2×0; e outro contra Anderlecht, da Bélgica por 2×1.