Saúde

Ansiedade: quando se torna grave e principais sintomas

21/04/2024

Ansiedade é um sentimento consideravelmente comum.

Afinal de contas, quase todo mundo se sente ansioso antes de uma entrevista de emprego ou cirurgia médica, por exemplo.

No geral, esse é um sentimento normal e não categoriza nenhum tipo de distúrbio de saúde mental.

Porém, quando ele aparece em conjunto com sintomas físicos e uma preocupação excessiva que não desaparece em poucas horas, é melhor ficar atento.

Isso porque a ansiedade intensificada por se tornar um transtorno de ansiedade generalizada e, inclusive, evoluir para crises de pânico ou transtorno obsessivo compulsivo (TOC).

Dessa forma, a qualquer sinal de preocupação extrema e constante que não desaparece com o passar das horas, um médico deverá ser consultado.

E, neste caso, o único profissional que poderá fazer esse diagnóstico é o psiquiatra.

Entretanto, outros profissionais de saúde podem auxiliar no reconhecimento dos sintomas e encaminhar o paciente para uma consulta com o profissional de saúde mental adequado para diagnosticar e prescrever o melhor tratamento.

Neste artigo falaremos sobre os principais sintomas do Transtorno de Ansiedade, quando esse sentimento se torna patológico, os perigos da doença não tratada e muito mais.

O transtorno de ansiedade é considerado o mal do século e uma das doenças mais incômodas dessa geração.

Para se ter uma ideia, segundo a OMS – Organização Mundial da Saúde, cerca de 265 milhões de pessoas sofrem com esse transtorno no mundo.

Contudo, na realidade esse número tende a ser muito maior, já que só leva em conta os casos diagnosticados, visto que muitas pessoas convivem com a doença psiquiátrica sem procurar ajuda médica.

Além disso, o Brasil é um dos países líderes no ranking da OMS por contar com 9,3% da população com transtorno de ansiedade.

Porém, é necessário compreender as diferenças entre o distúrbio de saúde mental e o sentimento comum que não representa demais problemas.

A maioria das pessoas já experimentou o sentimento de ansiedade comum.

Geralmente, ele acontece antes de uma entrevista de emprego, um encontro importante, ou de uma cirurgia, por exemplo.

Neste caso, alguns indivíduos podem até sentir dificuldades em dormir, um dia antes do compromisso esperado.

Porém, nesses casos o sentimento é normal e, geralmente, passa após a atividade ser concluída.

Além disso, apesar de poder representar uma certa dificuldade de concentração e sono, além do sentimento de preocupação, não passa disso e não representa demais sintomas físicos.

Já o transtorno de ansiedade apresenta algumas características diferentes e pode interferir no dia a dia do indivíduo.

Neste caso, as pessoas que sofrem da doença psiquiátrica podem apresentar diversos sintomas físicos, emocionais e psicológicos.

Neste caso o indivíduo não consegue relaxar e toda e qualquer situação pode ocasionar preocupação excessiva.

Esses momentos de preocupação excessiva são considerados como uma crise de ansiedade.

Além disso, geralmente os sentimentos excessivos são desproporcionais às situações que os causaram, o que é um dos sinais de que o indivíduo possa ter sofrido uma crise decorrente do distúrbio de saúde mental.