HomeFrases & MensagensPoemas Engraçados: Para enviar para amigos e rir muito com as rimas

Poemas Engraçados: Para enviar para amigos e rir muito com as rimas

Web Stories

Poemas engraçados são uma ótima maneira de conseguir prender a tenção de amigos em jantares, resenhas ou conversas casuais. A verdade é que poemas engraçados podem ser tão bons quanto piadas e esses possuem um grande poder de tirar boas risadas.

Mesmo que esse não seja um gênero tão renomado entre os demais gêneros de poemas, os poemas engraçados conseguem extrair muitos aspectos positivos e têm uma importante função dentro da literatura.

Entre os grandes escritores de poemas engraçados está Gregório de Matos, um português que ficou conhecido como “boca do diabo” pelo fato de estar inserido em um contexto histórico que banalizava os poemas mais satíricos. Todavia, seu legado permanece até hoje com as noções de que o mesmo é um dos mais importante poetas da língua portuguesa que já existiram em toda a história. E é possível inferir isso partindo do princípio de que seus poemas são parte da grade curricular dos estudos de literatura nas escolas, assim como nos estudos sobre a história da língua portuguesa.

É claro que existem muitos outros além dele, mas Gregório é uma referência até os dias atuais, mesmo tendo vivido em tempos remotos aos dias de hoje. Enfim, sem mais delongas, aqui estão alguns exemplos de poemas engraçados que rimam que se pode contar entre amigos e tirar boas risadas.

7 melhores poemas engraçados para enviar para os amigos 

Primeiramente, para começar, um ótimo poema engraçado entre os que podem ser mencionados aqui para começar com chave de ouro pode ser usado para tentar tirar uma risada enquanto se flerta:

- Continua Depois da Publicidade -

“Asa de cavalo, pena de galinha. Quem quiser ficar comigo que dê uma risadinha.”

(Bom, essa pode até não funciona para o flerte, mas com certeza irá tirar um lindo sorriso de quem ouvir esse poema).

Agora, um ótimo poema para tirar boas risadas de um amigo de longa data é:

” Você é meu amigo, você é meu colega. Mas vou fazer contigo o que o cavalo fez com a égua.”

(Talvez seja um poema um tanto “pesado”. Por isso é importante rever o grau de intimidade antes de recitar essa obra de arte.)

“Eu gosto de você, até que é bonito. Mas queria era ser cego, gente feia não admito.”

“Meu irmão, meu amigo, meu camarada. Vai lavar a axila se não não vai arrumar nenhuma namorada.”

“Não é que eu tenha medo da morte. Mas no dia que ela chegar, me pegar vai ser sorte.”

- Continua Depois da Publicidade -

” É mentira dizer que dinheiro te faz feliz. Quem tem 2 milhões e ganha 1 real  não vai nem notar.”

“É fácil fazer alguém dizer o que não se pode falar. A verdade vem depois que um pum você soltar.”

Poemas Engraçados

Por que saber poemas engraçados?

Poemas engraçados podem ser um coringa para diversos tipos de situações sociais. Por exemplo: no momento em que se faz preciso quebrar um gelo para começar uma conversa, nada melhor do que poemas curtos engraçados.

Ou senão, um outro tipo de situação em que poemas engraçados podem vir a calhar é em jantares de família onde o clima está “frio”. Um poema como “família é como fila pra vacina na testa: tem um monte de gente besta”. Esse é um poema curto que de duas, uma: ou pode tirar boas gargalhadas ou pode gerar grandes problemas. Mas na dúvida, fazer o teste não custa nada. Pelo menos não para quem inventou o poema.

Leia também: Poema: O que é, como fazer suas primeiras rimas e exemplos

Poemas Engraçados

Poemas engraçados com 4 estrofes

Bom, agora que já foram dados diversos exemplos de poemas engraçados está na hora de aplicar um pouco mais de “técnica” entre a comédia aqui presente. Por isso, aqui estão poemas engraçados com 4 estrofes.

- Continua Depois da Publicidade -

E para começar, o primeiro dos poemas engraçados de 4 estrofes é uma paródia de Vinícius de Moraes e seu poema soneto de fidelidade:

“De nada ao meu amor serei atento

Antes, e com pouco zelo, e nunca, e quase nada

Que mesmo em face do maior encanto

Dele se desencante mais meu pensamento.

Não quero vivê-lo em cada momento

E em seu louvor hei de evitar meu canto

E como pato berrar ao ver meu ganso

Ao seu pesar ou seu contentamento.

E assim, quando mais tarde me procure

Quem sabe a vida, angústia de quem morre

Quem sabe o acompanhamento, fim de quem odeia.

Eu possa me dizer do desamor que tive

Que seja imortal, posto que é Ipiranga

Mas que nada nunca dure.”

Esse é um ótimo exemplo de paródia de poema que possui um pouco de non sense e satiriza um dos clássicos da literatura brasileira, além de ser completamente subversivo a ideia romântica de amor dos clássicos literários. A verdade é que não são muitos os poemas engraçados de quatro estrofes. Mas aqui está mais um ótimo exemplo que se chama “Pato idiota” onde ao fazer a leitura sem a palavra “pato” o texto se faz engraçado:

“Este pato é o pato

Melhor pato, jeito pato

De pato fazer pato,

Um pato idiota pato

Ficar “p” pato da vida

por pato perder pato

Por pato ficar

lendo pato atoa esse testículo pato ridículo.”

Enfim, agora resta ler esse pequeno texto excluindo a palavra “pato” e então ver a graça toda.

Poemas Engraçados

Conclusão

Enfim, esses foram alguns dos melhores poemas engraçados para contar aos amigos em qualquer tipo de ocasião. Vale lembrar que esses são apenas alguns exemplos dos que existem.

Mas é importante ressaltar que fazer paródias de poemas que já existem ou buscar compor os próprios poemas é algo que está dentro do alcance de todos. Por isso, não se pode hesitar ao pensar que um poema pode ser facilmente modificado para que se torne engraçado e sirva de assunto para “quebrar um gelo” ou fazer piada de alguma situação.

Ademais, caso os leitores tenham interesse em conhecer alguns autores que possuem bons poemas engraçados, basta procurar. Gregório de Matos, apesar de seu teor satírico e crítico, não deixa de ser engraçado. Mas não é o único que foi capaz de fazer bons poemas engraçados. Outro bom exemplo de autor de poemas engraçados é Jô Soares.

Leia também: Poema Infantil: Versos pequenos, visuais e fáceis para crianças, com rimas

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Talvez Você se Interesse

- Publicidade -