HomeFrases & MensagensPoemas de amizade verdadeira, curtos e com rimas para enviar para amigos

Poemas de amizade verdadeira, curtos e com rimas para enviar para amigos

-

Num passado não remoto muitos poetas criaram ótimos poemas de amizade verdadeira para presentear pessoas queridas em seus aniversários. E para fazer isso não é preciso possuir tantas técnicas ou conhecer diversos poemas diferentes. Na verdade, tudo que é preciso é que se tenha bons sentimentos, inspiração e uma ocasião propícia. No caso, um aniversário, em uma data especial ou simplesmente num dia em que se tenha inspiração.

Mas, antes de comentar sobre a facilidade de criar poemas de amizade verdadeira é de suma importância ressaltar que existem métodos para fazer isso com mais facilidade. Seja buscando inspiração em poemas que já existem; criando poemas a partir de lembranças; mencionando as características mais marcantes do indivíduo que comemora aniversário; ou até mesmo fazendo jogos de palavras. 

O importante é conseguir extrair com palavras um sentimento positivo daquele que irá receber o poema em uma ocasião. Ainda falando sobre os antigos poetas e até mesmo sobre alguns dos que ainda remontam aos tempos em que boas palavras eram ótimos presentes, ao escolher as palavras certas para presentear alguém, pode-se observar um grande regozijo. Esse regozijo muitas vezes sendo maior até mesmo do que a felicidade de receber algum presente material caro.

Afinal, o valor de algo está implícito na sensação que causa em um indivíduo. Visto isso, um poema bem feito pode gerar ótimos frutos: boas sensações e lembranças para uma vida toda.

Enfim, criar um poema e recitá-lo em uma festa de aniversário ao aniversariante, por exemplo, pode ser algo muito marcante e extremamente positivo. Portanto, para que os leitores aprendam a fazer bons poemas de amizade verdadeira e conheçam alguns exemplos, aqui estão boas sugestões. Enfim, sem mais delongas, aqui vão algumas das melhores poesias separadas pela curadoria do Flame.

Como fazer poesias de amizade?

Poemas de amizade
Créditos:refletirpararefletir.com.br
- Continua Depois da Publicidade -

Para fazer uma boa poesia de amizade é necessário ter em mente que tudo que é preciso são boas memórias e referências daquele que irá receber a poesia. Para começar, remontar imagens de bons momentos vividos em conjunto com aquele que serve de inspiração para compor um poema é um bom começo.

Em suma, detalhar as características mais marcantes numa amizade, os melhores momentos e também lembranças alegres ou tristes em que a amizade se fortaleceu é uma boa forma de continuar.

Apesar de nem todos serem capazes de compor um bom poema de amizade verdadeira, é fato que o que importa é a intenção. Visto isso, o valor de um poema de amizade verdadeira está muito mais atrelado ao ato de tentar agradar alguém por meio da poesia do que fazendo um ótimo poema em si.

Portanto, para fazer um bom poema de amizade verdadeira, o primeiro passo é fazê-lo com vontade e entusiasmo. Seja com o interesse de conquistar mais espaço numa amizade ou simplesmente para agraciar a vida de um bom amigo. A força da intenção é sempre iminente quando essa se põe a prova usando caneta, papel e coração.

Outro aspecto bem importante sobre presentear alguém com um poema ou simplesmente fazer um poema de amizade verdadeira é buscar ser verdadeiro e nunca implementar meias verdades ou qualquer tipo de falsidade. Afinal, a pessoa que irá receber o poema saberá bem que algo no texto está forçoso. Com isso, toda o sentimento positivo que poderia vir a ocorrer com o poema “cai por água”. Então, em resumo, é importante ser sincero também.

2 melhores poemas de amizade verdadeira 

Poemas de amizade
Créditos:soescola.com

Primeiramente, a verdade é que os melhores poemas de amizade verdadeira são aqueles que expressam sentimentos verdadeiros. Na literatura isso é expressamente explorado por diversos autores diferentes. E quanto a isso não resta dúvidas que Carlos Drummond de Andrade ou William Shakespeare produziram lindos poemas de amizade verdadeira para seus queridos amigos.

Todavia, esses usaram de seus próprios sentimentos para com seus amigos para expressar o que sentiam. Por isso, confira aqui os 3 melhores poemas de amizade verdadeira inspirados em clássicos da literatura.

“Meu amigo, vamos sorrir

- Continua Depois da Publicidade -

nos embriagar e ver um futebol

vamos dizer que a vida é incrível

meu amigo, vamos aproveitar!

 

Vamos viver em poesia,

ou em qualquer outro tipo de história possível.

Fitar o céu da noite estrelada

Uma tela pintada

- Continua Depois da Publicidade -

Ou uma bela mulher.

 

Vamos nos embriagar de vinho, 

sair pianinho de casa 

e badernar na rua como dois vagabundos sórdidos

ou apenas beber.

 

Meu amigo, vamos fazer algo hoje

viver essa amizade

enquanto a vida passa e não espera

a gente se rever.” 

Esse teve como inspiração o poema “Convite triste” de Carlos Drummond de Andrade. E aqui abaixo está mais outro.

Um amigo disse ao outro:

Vou lhe fazer uma daquelas visitas.

Anfitrião decora seu lar 

e quando o visitante chega em casal

uma comemoração é bradada.

Come-se e bebe-se.

Bebe-se e canta.

Ambos dançam e se divertem.

Vida assim tampouco cansa.

Mas na hora de voltar pra casa

um amigo disse ao outro:

—Logo menos te visito.

E se cumprimentaram.

Voltando pra casa o marido diz:

— Eu não acredito numa coisa dessas

A esposa complementa: um cara sem igual!

— Que casa legal

—Que salada boa

O piano lindo e a comida farta.

E toda sexta

eles tornam a voltar enquanto o outro

sua casa ainda há de visitar.”

2 Poemas curtos

Agora que dois exemplos de grandes poemas, tanto em tamanho quanto em relevância literária foram mencionados em adaptações feitas para este artigo sobre poemas de amizades verdadeiras, aqui estão 2 poemas curtos sobre o mesmo tema.

” É verdade que mesmo distantes fisicamente

nossas consciências se atraem

pela amizade que cultivamos um dia.”.

Outro lindo poema curto sobre amizade verdadeira é:

“Nem tudo aquilo que reluz é ouro,

mas sim uma amizade genuína 

e capaz de iluminar a alma de cada indivíduo.”.

Leia também: Poema Infantil: Versos pequenos, visuais e fáceis para crianças, com rimas

3 Poemas de amizade com rimas 

Bom, e para finalizar essa série de poemas que podem servir de inspiração ou mesmo serem usados para emocionar um amigo, aqui estão 3 poemas de amizades verdadeiras com rimas.

“Por você eu digo,

amigo querido,

que descanso no sábado

para ver-lhe ao domingo.

 

O sol se esfria

e a noite fica clara

e apesar de controversa nossa amizade me guia

pois é coisa rara.

 

Te sinto de perto

ou mesmo de longe

te vejo em mente quando medito como um monge.

 

Amigo querido,

compadre pra todas as horas

te espero há tempos

pra sorrir feliz o agora.”.

Além desse poema que rima sobre amizades verdadeiras, há também a possibilidade de recitar um poema sobre uma amizade que floresce em algo maior, um amor, uma paixão:

“Antes amigos,

agora amantes.

Você foi compasso

em tempos inconstantes.

 

Pode até ser cedo

Mas digo sem medo

Te quero mais que como amiga

E isso não é segredo.

 

Te espero lá fora

vê se não demora.

Mas se for demorar

Te espero lá fora.”.

Por fim, mas não menos importante, cabe aqui falar sobre uma amizade fraternal. Seja aquela amizade nutrida por valores familiares ou simplesmente por um carinho imenso que se tem por alguém, como se fosse um ente da família:

“Amigo e irmão,

meu bom camarada

sorrio ao lembrar 

das noites passadas.

 

Sorrimos e bebemos,

confidenciamos e vivemos.

A vida jamais tirará de nós 

a amizade que temos.

 

Pra vida inteira

‘cê pode contar

comigo, amigo

pro que ela enviar!”.

Enfim, esses foram alguns poemas que rimam sobre amizades verdadeiras. É claro que esses podem ser modificados ou usados como bem se entender. Mas a intenção é que os mesmos sirvam de inspiração para que os leitores possam escrever por conta própria seus próprios poemas.

Conclusão

A partir desse texto é possível que os leitores tenham obtido inspiração o suficiente para produzir bons textos de amizade verdadeira e surpreender aqueles que são mais queridos. Seja por meio dos exemplos aqui mostrados ou por meio das noções básicas que foram transmitidas para compor um bom poema, é possível que os leitores estejam aptos a produzir lindas poesias de amizade verdadeira.

Mas, caso esses ainda não se sintam seguros o suficiente para produzir bons poemas de amizade verdadeira, é de suma importância que esses pratiquem bastante. Tratando-se de ser um bom escritor, praticar é algo indispensável que pode implicar tanto no aprimoramento quanto no aumento da afinidade com as palavras.

Além disso, outra ótima maneira de conseguir compor poemas de amizade verdadeira é fazendo leitura de poesias em geral. Buscar autores de interesse e consumir muitos conteúdos produzidos pelos mesmos é de suma importância. Além disso, explorar novos gêneros textuais é algo que expande tanto a capacidade linguística quanto as técnicas de criação textual.

Por fim, vale ressaltar que quando se trata de “coisas do coração”, é importante deixar de lado o pensamento limitante de incapacidade e deixar os sentimentos se aflorarem por meio do uso da criatividade. Visto isso, criar poemas de amizade verdadeira pode não ser tão difícil quanto se imagina. Em fato, quebrar bloqueios por alguém querido não é lá um esforço tão difícil e pode ser inclusive motivo de inspiração para começar a escrever.

Leia também: Poemas de Amor: Rimas curtas para expressar sua paixão para a amada

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Talvez Você se Interesse

- Publicidade -