HomeFrases & MensagensPoema Infantil: Versos pequenos, visuais e fáceis para crianças, com rimas

Poema Infantil: Versos pequenos, visuais e fáceis para crianças, com rimas

Web Stories

Primeiramente, é inegável que a literatura é uma das melhores formas de inserir um indivíduo nas noções do mundo, a arte e também a aprender a gostar de ler, assim como um bom poema infantil. Durante grande parte da história da humanidade a escrita foi uma das únicas formas de entretenimento, assim como uma das únicas formas de transmitir mensagens e documentar coisas importantes.

É claro que nos últimos séculos, com a mudança do paradigma informacional, muitas coisas mudaram em virtude das facilidades promovidas pelas invenções. E isso implica até mesmo na maneira com que as crianças se divertem, assim como a forma que ocupam seu próprio tempo. Jogos eletrônicos, aplicativos, e demais novas tecnologias substituíram, em grande parte, o hábito de leitura. E isso vale tanto para os adultos quanto para as crianças.

Com isso, a leitura de poema infantil que contribui para a formação de indivíduos, bem como de diversas noções sobre literatura e conhecimentos sobre a mesma acabaram se defasando. Não é mistério para ninguém que o hábito de leitura vem diminuindo à medida que a tecnologia vem avançando na vida dos humanos.

Mas isso pode oferecer riscos e promover mudanças drásticas na maneira que o cérebro das crianças se desenvolve. Enquanto os jogos não estimulam a capacidade criativa, poemas e historinhas antes dormir podem ser muito positivos para o desenvolvimento de caráter e também para trabalhar a criatividade. 

Sendo assim, confira aqui os benefícios de ler poemas infantis para crianças e conheça também alguns bons exemplos para recitar para os pequenos em qualquer momento do dia que vier a calhar.

- Continua Depois da Publicidade -

MIMOS E ENCANTOS DA EDUCAÇÃO : MÚSICAS INFANTIS ILUSTRADAS

Benefícios de ler poema infantil 

Antes de mais nada, ler para uma criança implica em diversos aspectos que podem influenciar no desenvolvimento desta como um indivíduo. Apesar da prática da leitura para crianças estar sendo cada vez mais negligenciada, ela não pode ser deixada de lado. 

Visto isso, é de suma importância saber que ler um poema infantil é tão importante quanto ler histórias fantásticas, contos de fadas e fábulas. Afinal, os poemas são apenas mais um dos meios literários de transmitir uma mensagem, formar caráter e induzir formas saudáveis de pensamento.

Além disso, por meio da leitura de poemas infantis para si mesmos, os adultos conseguem se reconectar com uma parte que muitas vezes é esquecida por aqueles que já atingiram a maioridade. A partir disso, fazer a leitura de poemas da época de infância enquanto adulto possibilita o esclarecimento de informações que ficavam vagas no imaginário enquanto um infante.

Mas, como o foco aqui é trazer uma reflexão sobre os benefícios da leitura de poemas infantis para crianças, não é preciso abordar essa perspectiva. Todavia, isso não desconsidera a pertinência de o fazer enquanto adulto.

Mas, entre os benefícios notáveis em ler poemas para criança estão: o desenvolvimento da imaginação, aumento da facilidade de encontrar beleza na vida por meio da literatura, contribui para o entendimento de metáforas e também para a ampliação da consciência sobre a estética da língua e, claro, pode ajudar a criança a se interessar por escrever.

Leia também: Poemas Curtos: Seleção de rimas infantil, de amor, sobre a vida e para mães

Que poema infantil ler para crianças

Antes de mais nada, é de extrema importância pontuar que crianças devem ter contato com conhecimento saudável e que não interfira em seu desenvolvimento como indivíduo. Tampouco essas devem ter contato com conteúdos nocivos a sua inocência enquanto criança, como poemas violentos, de horror ou de cunho sexual.

- Continua Depois da Publicidade -

Vale lembrar que crianças possuem uma alta capacidade de aprendizado e replicação. Portanto, expor as mesmas a questões que podem estar para além de seu entendimento é quase como ferir sua integridade. Além disso, mostrar conteúdos que estão além da classificação indicativa para crianças é crime e pode até mesmo se enquadrar como aliciamento de menores.

Portanto, os poemas infantis ideias para promover as crianças são aqueles que as ensinam sobre a vida, valores, filosofia de forma sucinta e, claro, coisas presentes em seu dia a dia. É de suma importância que esses poemas possuam uma linguagem simples. Mas também é importante que os mesmos levem as crianças a aprender e refletir.

Além disso, poemas que usem estímulos visuais e trabalhem rimas são muito positivos para o aumento da cognição e compreensão dos pequenos. Não à toa muitos métodos de alfabetização contam com o uso de poemas e pequenas rimas para ensinar crianças a ler e escrever.

No geral, bons poemas são os de fábula, contos de fadas, haicais simples ou sobre coisas que as crianças gostem. Abaixo estão alguns exemplos de poemas que podem ser interessantes para crianças. 

Leia também: Poema: O que é, como fazer suas primeiras rimas e exemplos

poema infantil

12 poemas que toda criança precisa conhecer com versos pequenos, fáceis, visuais e com rimas 

Bom, aqui estão listados 12 poemas que toda criança precisa conhecer com versos pequenos, fáceis, visuais e com rimas seguindo os parâmetros apresentados aqui anteriormente. Vale ressaltar que esses poemas podem ser versados de maneira própria pelo adulto que for ler para as crianças. Ou seja, podem ser adaptados aos interesses dos pequenos para que os mesmos tenham mais interesse.

“Mamãe querida, eu te amo. Tu é a árvore, eu sou o ramo. Mamãe querida, eu te quero. Pelo teu colo que eu espero. Mamãe querida sou todinho seu e você é a alegria que Deus me deu!”

- Continua Depois da Publicidade -

“Papai valente, meu protetor. Meu grande amigo, meu grande amor. Papai valente, sou teu escudeiro. Amo você o ano inteiro. Papai valente, muito obrigado. Prometo sempre estar ao seu lado”

“Na escola, jogo bola. Sou criança. Que daora! Na escola eu me divirto. Eu aprendo enquanto dou riso.”

“O cãozinho da minha rua, late e late para a lua. Chega o dia, cãozinho dorme, Passo longe, pois cãozinho morde”

“Formiga, formiguinha, formigão. O que é que faz em minha mão? Formigão, formiga, formiguinha. Será que quer ser minha amiguinha? Formiguinha, formigão, formiga vai pro formigueiro levar sua comida.”

“Querido janeiro. Te esperei o ano inteiro. Viajo de férias pro Rio de Janeiro. Querido verão, momento de férias. Depois volto pra escola e aprendo as matérias.”

“Papai Noel, de onde vem? Do polo norte? Quero ir também! Traz meu presente, pois eu fui bom. Quero uma bola ou um violão.”

“Escovo os dentes com minha escova. Limpo o céu, não de estrelas, mas da minha boca. Uso enxaguante e vou dormir. E quando eu acordo, repito isso aí.”

“Uma flor, uma rosa. Que beleza esse lírio. Amo todas as flores, mas o girassol é o mais lindo!”

poema infantil

Poema infantil sobre alimentação

“Manga cai da árvore. Então cai no chão. Manga com sal. Manga com limão. A manga é gostosa. Polpa amarela. Papai corta pra mim. E eu como ela.”

“ Banana amassada com mexerica. Banana maçã ou então nanica. Amarela ou banana verde. Banana magrela, mata fome, mas não mata sede.”

“Abacaxi é bom, só não antes de dormir. Porque quem come abacaxi, faz xixi.”

Leia também: Poemas de Amor: Rimas curtas para expressar sua paixão para a amada

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Talvez Você se Interesse

- Publicidade -