HomeFinanças, Crédito & SegurosE-cobrança Caixa: o que é, como funciona e quanto custa?

E-cobrança Caixa: o que é, como funciona e quanto custa?

Web Stories

O e-cobrança Caixa é a plataforma que a Caixa Econômica Federal disponibiliza para geração de pagamento de boletos bancários. Sendo assim, esse recurso ainda possibilita a centralização das transações através do armazenamento de dados, o que automaticamente confere muito mais segurança para a empresa.

No artigo de hoje, vamos discutir, aprender e mergulhar fundo em tudo o que se refere a esse ambiente personalizado: e-cobrança Caixa. Nesse sentido, o objetivo é tirar as dúvidas de quem quer fomentar melhorias no setor financeiro e aumentar as possibilidades de aumentar o faturamento.

Bom, o e-cobrança Caixa traz essa possibilidade e além do mais, se estiver ligada a uma boa estratégia de negócios, pode trazer mais lucro. Logo, não percamos tempo, vamos aprender de uma vez por todas tudo que é necessário sobre e-cobrança Caixa.

O que é o E-Cobrança da Caixa?

e cobrança caixa
Créditos: educandoseubolso.blog.br

O e-cobrança Caixa é uma plataforma personalizada do banco Caixa Econômica Federal. Logo, seu intuito é centralizar as emissões e pagamentos de boletos bancários, o que aumenta as possibilidades de fechar negócios e ainda por cima de maneira simples e fácil.

Os registros feitos pelo e-cobrança Caixa, formam um grande conjunto de dados, que se acumulam a partir de cada registro. Nesse sentido, uma das maiores vantagens é que esses dados são compartilhados para todos os outros bancos e isso possibilita o reconhecimento dos boletos pelas outras instituições.

- Continua Depois da Publicidade -

Isso é muito interessante, pelo fato de que o cliente poderá efetuar o pagamento também em outras instituições. Desta maneira, além de facilitar a vida do cliente e seu cotidiano, ainda tem a questão de aumentar as possibilidades de recebimento do boleto, diminuindo a inadimplência e os atrasos nos pagamentos.

De forma indireta, esses benefícios também afetam diretamente no aumento do faturamento. Isso acontece, pelo fato de que as facilidades se tornando maiores, mais acessíveis são os produtos e serviços, tornando as vendas mais fáceis de acontecer.

Além do mais, o fato de os dados do prestador de serviços, constarem nos registros,  aumenta significativamente a segurança. Isso porque, cada vez que o cliente for fazer um pagamento, os dados do recebedor vão aparecer para o cliente, tornando possível uma conferência eficaz dos dados.

Essa ação é excelente em relação à prevenção de fraudes e permite que os sistemas de transações em boletos, se tornem mais confiáveis. Naturalmente, um sistema mais confiável também possibilita um número maior de transações por parte das pessoas e empresas.

O que se deve fazer para ter acesso é realizar o cadastro no site do e-cobrança Caixa e posteriormente, fazer o login. Assim, os dados das transações realizadas estarão disponíveis na plataforma e acessíveis para a empresa.

Como funciona o E-Cobrança?

e cobranca caixa
Créditos: cargocollective.com

O e-cobrança Caixa, funciona da seguinte forma:

A empresa faz o cadastro na plataforma e após isso terá acesso a um login e senha para acessar essa plataforma. Sendo assim, o e-cobrança Caixa fornece todo um sistema de transações via boleto, para que os clientes possam receber, pagar e emitir contas diversas por intermédio dos boletos.

Basicamente, podemos considerar o e-cobrança Caixa como sendo uma ferramenta muito eficaz, mesmo nos dias atuais. Nesse sentido, vale ressaltar que com a chegada de novas formas de pagamento, os boletos por um tempo acabaram se tornando quase que obsoletos.

- Continua Depois da Publicidade -

Entretanto, com a chegada de novas tecnologias como o e-cobrança Caixa, essa categoria de cobrança e recebimento recebeu novo impulso no mercado. Logo, é possível perceber que ainda existe um uso muito forte dessa categoria.

Sendo assim, juntamente com as opções de cartões de crédito, cheques, pix, transferências bancárias e débito em conta, o boleto mantém sua força prática, consolidando-se em uma estratégia a mais para que as empresas melhorem seus faturamentos.

Para quem o E-Cobrança é adequado?

Canal: DE TUDO UM POUCO

Tanto para quem não dispõe de outras formas de pagamento, como cartões de crédito, por exemplo, quanto para as empresas que não querem perder grandes oportunidades. O e-cobrança Caixa, se usado de maneira correta e inteligente, fornece subsídios para que tanto os clientes, como as empresas possam fazer excelentes negócios.

Um cliente que está inadimplente com bancos tradicionais, por exemplo, provavelmente não possui cartões de crédito. Desta maneira, quando há uma necessidade de parcelamento ou mesmo de uma demanda constante de faturas a se pagar, o e-cobrança Caixa se torna um agregador fantástico.

Por exemplo, matrículas e mensalidades de cursos escolares ou outros tipos de serviços que envolvem maior prazo de fidelidade. Também podemos ressaltar as empresas, que por serem PJ, preferem organizar suas contas através de boletos bancários.

Isso é claro, utilizando-se de precauções para não tomar prejuízos, como por exemplo, cobrar antes de realizar o serviço. Logo, quando o cliente efetua o pagamento, o banco leva um tempo para processar a informação e repassá-la ao cliente, mesmo utilizando o e-cobrança Caixa.

- Continua Depois da Publicidade -

Esse tempo pode variar de transação para transação e por isso é bom deixar isso bem claro para cada cliente em questão. Nesse sentido, a empresa preza pela garantia de segurança em suas transações, de modo que só libera o produto ou serviço após o referido pagamento realizado.

Essa é uma maneira eficiente de se prevenir contra fraudes e pessoas má intencionadas que usam dos boletos para práticas ilícitas. Nesse sentido, é muito comum saber que pessoas receberam cobranças indevidas, da mesma maneira que outros entregaram os serviços, mas não entregaram o bem negociado.

Quanto custa esse serviço?

e cobrança da caixa
Créditos: cobrefacil.com

Sobre taxas referentes ao e-cobrança Caixa, abre-se uma incógnita muito grande que nos leva a questionar qual o real motivo da medida. Fato é que, o e-cobrança Caixa não fornece esse tipo de informação, a não ser que você esteja realizando uma transação e deseja saber quanto está pagando de tarifa no momento do ato.

Bom, sobre transparência, não podemos afirmar que a atitude da e-cobrança Caixa é ou não é correta, mas muitas pessoas gostariam de saber o valor das tarifas, para decidir se vale a pena ou não, do ponto de vista financeiro, migrar ou começar a usar o serviço.

Talvez esse seja um dos pontos, não muito legais, do e-cobrança Caixa, mas não desmerece os seus serviços prestados. Sendo assim, para ter acesso a essas informações atualizadas, somente realizando cadastro e login no site e-cobrança Caixa.

Tarifas: taxas de boleto

Aqui não estamos abordando as tarifas do e-cobrança Caixa, mas sim de todas as tarifas, de todas as instituições. Sendo assim, nossa análise parte do ponto de vista de um contexto geral e essas informações aqui contidas podem variar de banco para banco.

Assim, sabemos que a TEC (Tarifa de Emissão de Carnê), pode oscilar entre R$3,00 e R$8,00, dependendo de cada instituição. Nesse sentido, é muito comum alguns bancos cobrarem pela emissão, pela alteração nas informações dos boletos e até para a liquidação do mesmo.

É claro que esse tipo de procedimento acaba afastando compradores, portanto, compreenda bem esses detalhes, antes de fechar uma parceria com alguma financeira.

E-Cobrança vale a pena?

Sabemos que cada empresa possui um sistema financeiro de trabalho e demandas diferentes que vão variar bastante. Sendo assim, empresas de pequeno porte, empresas de médio e grande porte, assim como autônomos, vão se perguntar se vale a pena usar o e-cobrança Caixa.

Então, o que podemos dizer é que existe uma demanda recorrente de clientes que procuram essa opção de pagamento via boleto. Nesse sentido, o e-cobrança Caixa se tornará um grande aliado, justamente pelos mesmos motivos que listamos anteriormente, nos tópicos anteriores.

Pensar que sua empresa pode perder oportunidades de negócio, não é uma boa de se pensar em pleno ano 2022. Logo, o mundo inteiro recentemente escapou de uma grande crise econômica por causa da pandemia e agora sofre com a iminência de uma possível guerra na Europa.

Perder oportunidades de negócio, enquanto o mundo está atolado de problemas diplomáticos e plena pandemia, não é uma boa para quem tem um negócio e precisa pagar as contas.

Nesse sentido, o e-cobrança Caixa facilita as negociações e abre portas para novos clientes. Todavia, vale lembrar que mesmo com os registros das transações feitos pela plataforma, ainda assim são necessários alguns cuidados para não cometer erros, como por exemplo, pagar um boleto sem conferir o nome descrito no documento.

Leia também: Pix Caixa Tem : Como cadastrar, usar para fazer um pix e quais os limites

Como acessar o e-Cobrança Caixa? [Passo a Passo]

Para iniciar os trabalhos com o aplicativo e-cobrança Caixa, primeiro é preciso possuir o certificado de identidade digital. Logo, o certificado de identidade digital pode ser adquirido pela internet mesmo, através de sites que fornecem o serviço.

Realizado o acesso (solicitar informações de acesso à sua conta, junto à Caixa), após ter feito o login, o cliente precisa procurar dentro do próprio site, o nome e-cobrança Caixa.

( 01 ) Imagem:

ecobranca caixa
Fonte: Caixa

O primeiro acesso, na plataforma, é preciso digitar o CPF e a senha informados pela gerente da agência bancária do usuário. Sendo assim, após digitar os dados, uma nova aba vai abrir para que o cliente aceite os termos de uso da plataforma.

( 02 ) Imagem:

ecobrança caixa gov br
Fonte: Caixa

Em seguida é bem simples. Logo, para sua segurança o cliente precisa trocar as senhas na janela que se abrirá a seguir.

( 03 ) Imagem:

cobrança da caixa
Fonte: Caixa

No caso de cônjuges, empresas e organizações que tenham associados, é possível ter mais de um CNPJ ou CPF cadastrados no e-cobrança Caixa. Sendo assim, o que se pede é a anuência devidamente regularizada por parte de cada um dos usuários, apenas.

( 04 ) Imagem:

caixa ecobrança
Fonte: Caixa

Com e-cobrança Caixa, todas as informações estarão disponíveis na aplicação para que sejam realizadas as transações. Nesse sentido, para se ter uma breve noção de como é o outro modelo de cobrança do banco, observe  seguir o funcionamento do software Cobrança Caixa:

Instalação do “Cobrança Caixa

No internet banking Caixa, procure pela opção:

< CONSULTA E EXTRATOS > DOWNLOADS >

Após clicar em Downloads, uma caixa de diálogo vai se abrir, solicitando que o cliente realize a instalação do software. Logo, vão aparecer os seguintes dados:

( 01 ) – Primeiro Passo

ecobrança caixa econômica
Fonte: Caixa
  • Instalação do Cobrança Caixa;
  • Bem vindo!
  • Este programa de instalação instalará Cobrança Caixa;
  • Pressione o botão “Seguinte” para iniciar a instalação;
  • Pressione o botão “Cancelar” agora se não deseja instalar Cobrança Caixa nesse momento.

➥ Clique em “Seguinte”.

( 02 ) – Segundo Passo

ecobrança caixa federal
Fonte: Caixa
  • Selecione o diretório de destino;
  • Clique em “procurar” para salvar em um local específico;
  • Selecione o local desejado.

➥ Clique em “Seguinte” para continuar a instalação.

( 03 ) – Terceiro Passo

ecobranças caixa
Fonte: Caixa
  • Conferir se já existe um diretório, uma pasta com arquivos antigos do Cobrança Caixa;
  • Caso o diretório já existir em seu computador, o ideal é usar o mesmo local para salvamento do software;
  • Clique em “procurar” e certifique-se de que não há um diretório com o nome Caixa.

➥ Clique em “ok” para continuar.

( 04 ) – Quarto Passo

www ecobrança caixa gov br
Fonte: Caixa
  • Selecione o grupo do Menu Iniciar;
  • Escreva “Cobrança Caixa”  no campo indicado;

➥ Clique em “Seguinte” para continuar.

( 05 ) – Quinto Passo

instalar ecobrança caixa
Fonte: Caixa
  • Pronto para Instalar;
  • Está pronto para instalar “Cobrança Caixa”;
  • Pressione o botão “Seguinte” para iniciar a instalação ou em “Voltar” para mudar as configurações;

➥ Clique em “Seguinte” para continuar.

( 06 ) – Sexto Passo

www ecobranca
Fonte: Caixa
  • Aguarde a instalação;
  • Executando as ações necessárias;
  • Copiando os ficheiros;

➥ Após a instalação, clique em “Concluir”.

( 07 ) – Sétimo Passo

caixa ecobranca
Fonte: Caixa
  • Instalação concluída;
  • A instalação de “Cobrança Caixa” foi concluída com sucesso;
  • Pressione o botão “Concluir”, para sair desta instalação;

➥ Clique em “Concluir” para continuar.

Após a Instalação

Sendo assim, o cliente precisa clicar no ícone disponibilizado na área de trabalho ou no local onde salvou o arquivo.

Em seguida, o cliente precisa fazer o login e dar prosseguimento no processo. Entretanto, nos campos disponíveis, o cliente vai precisar digitar a palavra “master” no caso de ser o primeiro acesso.

( 08 ) Veja a imagem abaixo:

caixa
Fonte: Caixa

Sobre o cobrança Caixa, após esses procedimentos, o cliente tem duas opções: 

Confirmar com o gerente da agência, se existe um “arquivo de carga inicial”, que são os dados do cedente, ou então realizar esses procedimentos de cadastro manualmente.

No caso de haver um “arquivo de carga inicial” para o cedente em questão para o cobrança Caixa, é só clicar em “Importar”. Sendo assim, com os arquivos já prontos para serem baixados, é só aguardar que o software reconheça o arquivo selecionado.

Em seguida é preciso ir até “Cadastros”, e depois em “Selecionar cedente”. Sendo assim, é só escolher o nome da lista que deseja e assim estará pronto para ser utilizado.

( 09 ) Veja a imagem:

ecobrança caixa suporte
Fonte: Caixa

Entretanto, caso o procedimento realmente precise ser realizado manualmente, será preciso seguir alguns passos. Logo, continue acompanhando os detalhes para não perder nenhuma parte do processo de cadastro de cedente em seu software cobrança Caixa.

Procure em “Cadastros” a palavra “Cedente”, para iniciar o processo de cadastro. Logo, para ficar mais claro, observe a imagem a seguir.

( 10 ) Veja a imagem:

app cobranca
Fonte: Caixa

Na sequência, será preciso preencher os dados cadastrais no campo disponível. Sendo assim, o cliente será guiado por várias abas que serão abertas para cadastro de outros dados.

É possível notar a grande praticidade que o e-cobrança Caixa possibilitou para os seus clientes. Logo, as vantagens do e-cobrança Caixa, visivelmente superam o software em praticidade.

Recuperando senha do e-Cobrança Caixa

Antes de explicar como trocar a senha do e-cobrança Caixa, o cliente deve se informar a respeito de outros aspectos que podem ser úteis, como os contatos telefônicos.

Nesse sentido, em caso de qualquer dúvida, entre em contato com a Caixa Econômica Federal para tirar dúvidas que, por algum motivo, não foram solucionadas ou não compreendidas corretamente.

Por favor, informe o “Contato Help-Desk CAIXA”?

Qualquer pessoa pode entrar em contato com o banco pelo telefone do serviço Help-Desk CAIXA. Logo, o número é 0800-726-0104, e deve-se lembrar que a chamada é grátis e o serviço funciona 24 horas por dia, durante os 7 dias da semana.

Entretanto, para pessoas residentes em Capitais e Regiões Metropolitanas, o número do serviço de atendimento é 3004-1104. Sendo assim, qualquer eventualidade, entre em contato com a Caixa pelo telefone e informe a situação para que os atendentes possam resolver ou informar como resolver.

Assim, ainda sobre a troca de senhas, existe no site da Caixa, na área do e-cobrança,  um campo denominado Troca de senha. Logo, é nesse local onde será possível realizar a primeira troca de senha, que é aquela do primeiro acesso.

Entretanto, se o cliente perder a senha do e-cobrança, ele pode acessar o ícone de recuperação de senha e inserir os dados necessários. Todavia, no caso de o cliente preencher todas as informações necessárias e ainda assim tiver dificuldade em entrar no sistema, o recomendável é ligar para os telefones informados logo acima ou então procurar uma agência da Caixa Econômica Federal.

Como gerar a cobrança por boleto pelo sistema da Caixa?

Gerar uma cobrança no e-cobrança Caixa é realmente algo muito simples, entretanto muitas pessoas ainda têm dificuldade para conseguir fazer. Nesse sentido, preparamos uma demonstração de como gerar a cobrança, o título no e-cobrança Caixa.

Os títulos que são enviados por intermédio do e-cobrança Caixa, recebem baixa à meia noite do mesmo dia em questão. Sendo assim, existe um prazo, até que o banco acuse o recebimento daquele título. 

As transações são todas validadas de forma online e sem burocracia. Entretanto, vale lembrar que apesar de demorar um pouco para o processamento, ainda sim a opção é extremamente segura.

O e-cobrança ainda assume uma navegabilidade excelente e se destaca na frente do antigo software usado para esse tipo de transação. Desta maneira, veja a seguir, onde realizar as transações citadas.

Imagem:

cobrança boleto
Fonte: Caixa

Como emitir o boleto do e-Cobrança de forma rápida?

A emissão de título é feita no quadro sinalizado anteriormente e conta com funcionalidades muito intuitivas. Deste modo, tornar o boleto bancário um aliado da empresa, ou mesmo um grande facilitador para contratar serviços e comprar bens, é a primeira medida que deve ser feita, para quem quer realmente aumentar o faturamento da empresa.

Vantagens:

As maiores vantagens em se possuir uma relação amistosa com relação ao e-cobrança, de modo a conhecer de fato as suas funcionalidades, é o aumento no faturamento.

O e-cobrança, além de possibilitar um alcance muito maior, ainda protege os interesses de quem precisa utilizar um serviço sem ter cartão de crédito.

Logo, seja para matrículas nas escolas, ou mesmo cursos acadêmicos é uma das diversas opções de uso desse serviço. Sendo assim, de fácil emissão, o e-cobrança permite a emissão de títulos e ainda por cima registra todos os dados referente à movimentação dos clientes.

Basicamente essas são métricas que podem ser avaliadas para se ter uma noção ou certeza, do investimentos futuros. Logo, os dados do usuário serão coletados para que possam ser usados em outro momento.

Além disso, os dados são compartilhados com outras instituições financeiras, aumentando a praticidade na hora do pagamento e também a segurança. Nesse caso, aumenta-se consideravelmente a segurança, pelo fato de que o nome do cedente já aparece no documento.

Esse fator, por mais que pareça simples, é capaz de evitar grandes problemas como golpes e fraudes. Nesse sentido, por mais que o sistema da Caixa, por vezes se encontra com algum bug ou travando, ainda assim é visível sua força e sua qualidade na prestação de serviços online.

Além do mais, uma das maiores vantagens dos dias atuais é poder pagar os boletos via Pix, o que acelera muito as transações. Sendo assim, podemos ver uma grande e antiga tecnologia, atuando em conjunto com a modernidade, para produzir mais praticidade para as pessoas.

Desvantagens

Sobre as desvantagens, podemos destacar dois pontos polêmicos:

A primeira é a baixa reputação da Caixa no Reclame Aqui, onde aproximadamente 18000 pessoas ficaram sem respostas para suas perguntas, afinal a Caixa não respondeu a nenhuma.

Já a segunda, refere-se às tarifas dos boletos, que não são informadas para o público geral. Ou seja, se um cliente quiser saber quais são as taxas e tarifas do e-cobrança Caixa, ele vai precisar muito mais do que apenas querer saber.

O fato é que a e-cobrança só informa esse tipo de dados para os seus clientes, com cadastro no internet banking. Fato é que apenas os clientes do e-cobrança Caixa, conseguem ter acesso Às tarifas dos boletos e saber como são cobrados.

E-Cobrança no Reclame Aqui: Classificação

e cobrança caixa passo a passo
Créditos: boavistatecnologia.com.br

No site Reclame Aqui, o e-cobrança infelizmente não está no time das empresas com melhor atendimento não. Logo, a Caixa Econômica Federal, empresa que fornece o serviço, conta com quase dezoito mil reclamações na plataforma e é uma gigante em insatisfação geral.

O emoji está até roxo de tanta raiva da Caixa Econômica Federal, mas ainda assim, não seria possível afirmar fielmente que o seu serviço e-cobrança Caixa, tivesse a mesma infelicidade.

Desta maneira, a gente pesquisou no próprio site da Reclame Aqui para ter uma noção breve de como estava o índice da aplicação e-cobrança Caixa.

Infelizmente, não houve resultados para a pesquisa, porque é muito provável que o sistema só computa os dados gerais da Caixa e não os temas em específico.

Telefone para falar com atendente e-Cobrança de forma rápida

Como citamos anteriormente, os telefones úteis da Caixa Econômica Federal são:

Contato Help-Desk CAIXA

É possível entrar em contato com o banco pelo telefone do serviço Help-Desk CAIXA;

  • O número é 0800-726-0104 e a chamada é grátis;
  • Funciona 24 horas por dia;
  • Durante os 7 dias da semana;

Para pessoas residentes em Capitais e Regiões Metropolitanas

  • Serviço de atendimento: 3004-1104;

Sendo assim, qualquer eventualidade, entre em contato com a Caixa pelo telefone e informe a situação para que os atendentes possam resolver ou informar como resolver.  

Conclusão

Com as mudanças tecnológicas, a cada dia mais as possibilidades aumentam e o e-cobrança é uma dessas possibilidades mais visíveis. Sendo assim, descobrimos como é o seu funcionamento e ainda conseguimos comparar com uma versão em software, anterior.

Entretanto, ambas as aplicações têm sua força de atuação e ainda nos dias atuais, muitas pessoas preferem o software do que a plataforma. Mas, podemos considerar que se as mudanças foram definitivas, é sinal de que a alteração foi saudável para as funcionalidades.

Foi por isso que, além de explicitar os usos da ferramenta e-cobrança Caixa, nós também fomentamos a discussão em torno do software. Logo, a primeira percepção de mudança provém da questão estética que é visivelmente uma grande diferença entre as duas ferramentas.

O e-cobrança é excelente para empresas que querem aumentar o faturamento e também para pessoas que não possuem cartão de crédito. Sendo assim, os parcelamentos, não só ajudam as pessoas a comprar coisas, como também os ajuda a receber mais e melhor, aumentando o faturamento e gerando lucro.

Bom, e quem é que não quer lucrar, não é mesmo?

A Caixa Econômica Federal traz uma grande facilidade com o e-cobrança e destaca em seus próprios sites a importância dos seus negócios para fomentar lucros.

Com propostas simples e inovadoras, o e-cobrança Caixa sinaliza o compromisso com o futuro, deixando claro que não é necessariamente preciso abandonar velhos hábitos do passado para seguir com o caminho do futuro. 

Leia também: Cartão Cidadão da Caixa: Como solicitar, serviços e telefone de atendimento

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Talvez Você se Interesse

- Publicidade -