HomeRedes SociaisComo fazer Live e Reels no Instagram: É possível ganhar dinheiro com...

Como fazer Live e Reels no Instagram: É possível ganhar dinheiro com lives?

Web Stories

Saber como fazer live e Reels no Instagram é algo que nem todos os usuários podem saber fazer. Visto que as lives foram implementadas no Instagram no ano de 2016 juntamente com um dos recursos mais revolucionários do Instagram, os Stories e o aumento de usuários é crescente quando se trata dessa rede social, é preciso considerar o fato de que nem todos sabem como lidar com seus recursos. 

De fato, muitas pessoas desconhecem as maneiras de conseguir usar todos os recursos do Instagram. E visto o impulsionamento que o Reels e as lives dão para uma conta no Instagram, é de suma importância conhecer os meios para conseguir realizar publicações nesses dois recursos.

Apenas pontuando: contas do Instagram que fazem Reels, geralmente, tendem a ser mais distribuídas pelo Instagram na aba “Explorar”. Isso se deve ao fato de que o Reels é uma opção de recurso desenvolvido para concorrer com o TikTok e seus vídeos curtos. Portanto, esse é impulsionado pelo Instagram com a finalidade de difundir mais entre seus usuários e novos usuários.

Além disso, a opção de lives é de suma importância para conseguir ter um aumento de engajamento e até mesmo gerar uma renda extra por meio dos patrocínios que os espectadores de uma live podem enviar.

Como fazer live no Instagram pelo celular e pc?

Realizar lives no Instagram é algo que vai demandar as mesmas necessidades de realizar pelo celular. Por isso, aqui será explicado como fazer uma live do Instagram tendo como parâmetro um tutorial para celular.

- Continua Depois da Publicidade -

Antes de mais nada, é importante pontuar que devido às semelhanças, o processo será intuitivamente fácil de realizar. E para começar, é preciso abrir o aplicativo do Instagram no aparelho em que a live será gravada. Depois disso, clicar na opção de publicações por Stories. Em seguida, selecionar a opção de lives clicando em “Ao vivo”. Pronto! A partir disso é possível exibir uma live pelo Instagram. Inclusive, é possível aplicar algum filtro durante a live desde que esse tenha sido salvo previamente.

Vale lembrar que ao fazer uma live no Instagram os usuários estão expostos a todos os tipos de usuários. Mesmo aqueles que nem seguem a conta podem ser notificados de que uma live está acontecendo. Além disso, é possível obter resultados financeiros promovendo lives.

Por fim, mas não menos importante: caso a live vá acontecer via PC, é de extrema importância que esse possua câmera ou Webcam. Senão o usuário fica impossibilitado de realizar sua live.

como fazer live no instagram

DICAS para Fazer Live com convidados 

Bom, agora que os leitores possuem mais afinidade com a produção de lives, é possível introduzir algumas dicas que podem ajudar a angariar mais convidados para assistirem as suas lives.

Antes de mais nada, é claro que é do interesse daqueles que irão fazer lives que essa tenha mais pessoas para assistir o conteúdo. Por isso, a melhor maneira de fazer uma live com convidados é por meio do convite com publicações.

Chamadas nos stories, publicações com demarcação de datas e eventos e, enfim, diversas outras maneiras de divulgação podem contribuir bastante para ter uma live com um bom número de convidados.

Além disso, caso seja uma live importante, é de suma relevância considerar a contratação de tráfego pago para conseguir divulgar essa live e ter mais engajamento.

DICAS para Fazer live privada 

- Continua Depois da Publicidade -

Uma live privada no Instagram é uma possibilidade. Aliás, gravar transmissões no Instagram é algo bem simples e fácil de se fazer. É claro que para isso, antes de mais nada, é preciso possuir um aparelho capaz de captar vídeo.

E, claro, é interessante que o mesmo apresente uma qualidade mínima para poder oferecer uma boa experiência àqueles que estiverem acompanhando a live. Mas além disso será preciso ter uma boa conexão para que a live não tenha entraves e prejudique a conexão com os espectadores. Isso pode gerar uma perda de engajamento expressiva. Principalmente em um perfil já usando a limitação de uma live privada.

Aliás para fazer uma live privada é necessário possuir uma conta privada onde é possível ter um maior controle daqueles que acessam os conteúdos produzidos e, claro, consequentemente é possível saber quem está acompanhando as lives. Não que em um Instagram “aberto” não seja dessa forma. Mas é que a partir de uma conta privada é possível ter um maior controle sobre quem acessa conteúdos.

Além disso, é possível tornar uma live de um Instagram aberto em algo mais privativo a partir das configurações de comentário em conteúdos. Basta limitar os comentários para que a live fique livre de atividade dos espectadores.

Quantos seguidores precisa para fazer live no Instagram? 

Na verdade, para responder essa pergunta é possível ter algo bem objetivo: a partir do momento que se tem uma conta no Instagram é possível realizar uma live. Esse é um recurso que pode ser explorado por todas as pessoas que possuem uma conta e desejam produzir esse tipo de conteúdo.

Na verdade, basta seguir as dicas que aqui foram transmitidas para que os leitores consigam realizar suas lives com facilidade. Aliás, mais abaixo estão algumas dicas pertinentes para a execução de lives que geram bons resultados e transmitem uma maior qualidade para os espectadores. 

Vale frisar que as lives já podem ser monetizadas por aqueles que foram habilitados pelo Instagram para poder fazer isso. Essa é uma função nova do Instagram que foi disponibilizada há pouco tempo com o intuito de concorrer com as lives monetizadas do TikTok.

É importante pontuar que as lives do TikTok são monetizadas e podem render um grande volume de tráfego e renda.Aliás, essa é uma ótima maneira de fazer dinheiro extra no mês. E caso os leitores tenham interesse em saber mais sobre Tik Tok é interessante que eles dêem uma olhada nos conteúdos do Flame.

Qual a posição do celular para fazer live no Instagram?

- Continua Depois da Publicidade -

O ângulo certo, a iluminação ideal e, claro, a posição do celular são aspectos importantes para acatar quanto a estética da live do Instagram. Mas apesar disso ser muito importante, nem todos possuem conhecimento sobre como fazer isso com facilidade.

Por isso, a sugestão que pode ser dada aqui é que a live seja gravada com o celular posicionado na vertical. Assim é possível que a live esteja alinhada com o layout das lives dos espectadores que estão acompanhando a live.

Por exemplo: se uma live for gravada na horizontal é possível que saia deslocada aos recursos de engajamento, compartilhamento e comentários. Por fim, isso pode acabar atrapalhando o desempenho da live e estragando o objetivo que é impactar mais pessoas nessa rede.

Vale lembrar que fazer o uso de tripés, bem como de quaisquer  suportes é muito importante para conseguir obter uma maior estabilidade. Além disso, Ring Lights podem ser muito úteis para ajudar na qualidade da iluminação e prover uma boa experiência para os espectadores.

Vale lembrar que nem todos podem gostar das lives mesmo que essa seja a mais elaborada possível. E isso é totalmente normal e compreensível. Mas para evitar que isso ocorra, é interessante seguir os parâmetros e dicas que aqui foram transmitidos.

É possível fazer live por mais de 1 hora?

Sim, é possível fazer live por mais de uma hora. Na verdade, apesar da limitação de tempo que as lives do Instagram possuem ( 1 hora por live), é possível dar continuidade as lives por meio da criação de outras lives.

Mas para que as pessoas migrem de uma live para a outra é necessário convidar pessoas para que esses saibam de que haverá uma outra live dando continuidade ao conteúdo. Outra maneira de fazer isso é por meio de lives conjuntas com outros usuários do Instagram. 

Isso porque a partir de outros usuários participando da live é possível dar continuidade em seus respectivos perfis após a live de um perfil participante se encerrar.

como fazer live no instagram

5 dicas para fazer uma boa live no Instagram 

Uma das primeiras dicas para quem deseja fazer uma boa live no Instagram é conseguir montar um roteiro para ter uma melhor fluidez na exposição dos conteúdos. Com isso, saber o que será dito, o objetivo da live, qual público se deseja impactar e/ou abordar. Dessa forma é possível transmitir um conteúdo mais claro para os espectadores que, por sinal, ficam sabendo do que uma live se tratará. 

Outra dica importante para conseguir fazer uma boa live no Instagram é ter em mente um bom horário para conseguir executar em um horário de pico no fluxo de acessos em uma conta. Para saber quando seria esse horário, é preciso acessar os Insights para conseguir ver qual é o horário de maior fluxo de pessoas na conta.

Enfim, a terceira dica aqui é que se estabeleça uma duração para a live. Assim é possível cronometrar o tempo em que se deseja passar o conteúdo. Isso possibilitará até uma otimização para poder criar o roteiro. E, claro, permitir que o conteúdo seja transmitido de forma mais clara.

A quarta dica de como fazer live no Instagram que seja boa é que essa preze pela qualidade. Ou seja, é importante que essa tenha qualidade em imagem e som. É claro que isso não é algo possível para todos, visto que equipamentos demandam investimentos e nem todos o podem fazer. Mas isso não significa que esforços não possam ser feitos para garantir uma boa iluminação, isolamento acústico, etc. Posicionar-se em frente a uma janela bem iluminada ou isolar-se num quarto em que o som seja abafado ou a acústica boa.

Enfim, a quinta e última dica aqui é que se cuide do cenário e busque interagir com o público. Ambos reforçam a qualidade de uma live e também sua capacidade e engajar.

Leia também: Baixar Vídeo do Instagram: Como fazer download de vídeos / reels e salvar em mp4

Ganhar dinheiro fazendo lives de maneira fácil

Assim como muitos que leram o artigo desde o início sabem que a opção de lives não está habilitada para que todos os usuários possam realizar. Na verdade, isso é algo que foi limitado, até então, para um número restrito de contas.

Todavia, isso não é algo que impeça contas não habilitadas de tirar alguma rentabilidade das lives. Por exemplo, as lives podem ser monetizadas a partir da divulgação de produtos e serviços. Aliás, essa pode ser uma das melhores formas de conseguir dinheiro por meio do Instagram. O recurso de lives é muito versátil, mas pouco explorado por aqueles que desejam lucrar e estão no início de suas jornadas na presença digital.

Enfim, a forma mais clássica de se fazer dinheiro realizado lives é por meio da habilitação de patrocínios dos próprios espectadores que podem comprar passes para ter comentários em destaque.

Leia também: Como colocar música no Instagram para melhorar o engajamento

Como fazer reels no instagram e bombar na rede?

Bom, agora que os leitores sabem mais sobre as lives no Instagram e possuem mais afinidade com essa rede social e alguns de seus recursos mais importantes, é interessante introduzir os Reels.

Em suma, o Reels é um dos melhores recursos para conseguir atingir um maior número de usuários com conteúdos em vídeo. Esse formato de publicação está configurado como vídeos curtos de até 1 minuto. Na verdade, esse foi inventando para concorrer com os vídeos curtos do TikTok, assim como foi dito anteriormente.

Enfim, os usuários que souberem como aproveitar os reels do Instagram saberão como escalar com velocidade seu número de seguidores. Em suma, esse vetoriza os números de engajamento dos usuários.

Mas para fazer um Reels no Instagram e bombar na rede é muito simples. Primeiramente, é preciso  abrir o aplicativo do Instagram. Em seguida, é preciso clicar na foto de perfil do Instagram que fica no canto inferior direito da tela. Depois disso, clicar na opção de publicar o Reels.

A partir disso é possível montar um vídeo de Reels usando todos os recursos que essa oferece para poder bombar na rede. Mas para contar com o sucesso de forma certeira é preciso ter originalidade, uma boa produção, gravação e, claro, carisma. 

Usar os recursos que o Reels oferece pode ser muito positivo. São eles: trilha sonora, efeitos, recursos de narração, velocidade de gravação, etc.

Enfim, escolher boas hashtags é imprescindível para ter o conteúdo melhor difuso entre os usuários do Instagram.

Leia também: Quais os melhores horários para postar no instagram e obter mais engajamento

como fazer live no instagram

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Talvez Você se Interesse

- Publicidade -