HomeFinanças, Crédito & SegurosCaixa FIES: Boleto, segunda via, saldo devedor e telefone de suporte

Caixa FIES: Boleto, segunda via, saldo devedor e telefone de suporte

Web Stories

O Caixa Fies vem sendo uma alternativa para muitos brasileiros que estão querendo entrar para a graduação de ensino superior em uma instituição privada.

Em suma, deve-se começar a pagar somente depois que já estiver formado e, assim sendo, garante-se que terá todo suporte para estudar e se deixar à graduação durante o tempo em que estiver matriculado. Em caso de trancamento da matrícula, deve-se pagar pelo tempo que foi estudado. 

Apesar do Fundo de Financiamento Estudantil não contar com requisitos de renda e qualquer pessoa poder entrar tanto pela Caixa quanto pelo Banco do Brasil, deve-se ter um desempenho mínimo na prova do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio, para que se tenha acesso ao programa: o cidadão precisa ter  a nota acima de 0 na redação e é importante que a média de pontos somando e dividindo as áreas de conhecimento seja acima de 400. 

Para aqueles que tiveram um bom desempenho na prova, ainda existe a alternativa de optar pelo SISU que garante a entrada no ensino superior público de forma totalmente gratuita. E, se a sua renda for baixa, também, existe a alternativa do Prouni que financia  de 50% até 100% da sua bolsa. 

Como ver o contrato do Fies?

fies caixa
Créditos:bemparana.com.br

O processo é bastante simples e permite que tanto o estudante quanto a Caixa tenham acesso ao contato que determina como deve funcionará regras de financiamento e também em relação a quando deve ser pago e a forma como se deve proceder quando se há o trancamento do curso – que, como já dito, deve-se pagar somente a parte em que cursou até ali, mesmo que não tenha o diploma. 

  1. Acesse o site da Caixa: o primeiro passo é você acessar o  site da Caixa Econômica Federal que pede todas as informações sobre o seu contrato que devem estar centralizadas. 
  2. Crie o seu cadastro: se ainda não tiver um. No entanto, se contar com um cadastro, terá que usar a sua senha – por isso, se tem problemas com memória, também pode deixá-la anotada em algum lugar ou então recuperá-la. 
  3. Depois de fazer o cadastro ou acessar, clique na aba que está escrito Contrato. Nesta aba, você terá acesso a mais informações sobre como deve funcionar o contrato e até mesmo terá a possibilidade de imprimir para ler em mãos.  Em cada uma das cláusulas, consegue-se ter mais informações sobre o que acontece em caso de cancelamento ou desistência, multas e juros que são fixados e adicionados no momento em que começar a pagar os boletos. 

Fazer aditamento da Caixa FIES

caixa fies boleto
Créditos:pravaler.com.br
- Continua Depois da Publicidade -

 Durante o ano de 2021, houve a publicação de uma Medida Provisória que previa a possibilidade de fazer um adiantamento das parcelas da Caixa FIES caso o estudante esteja enfrentando alguma dificuldade para fazer o pagamento. No entanto, vale salientar que haverá a adição de pequenos juros que podem ser negativos a longo prazo. 

O Fundo é instituído pela Lei nº 13.530 de 07 de dezembro de 2017 e para que haja a solicitação de prorrogação, é importante que se acesse o portal da Caixa usando a sua senha de usuário. O portal da Caixa pode ser usado tanto pelo aplicativo no celular quanto pelo computador e é bem simples de mexer e ser compreendido. 

Como emitir boleto da Caixa FIES em poucos passos?

boleto fies caixa
Créditos:diariodolitoral.com.br

 Abaixo, separamos qual é o passo a passo para quem está precisando emitir a segunda via do boleto em passos rápidos e práticos. 

  • Acesse o site  
  • Agora, você deve fazer o login usando a sua senha. 
  • Caso ainda não tenha  um login com senha, é importante clicar na aba de FAZER CADASTRO e informar todas as informações que forem solicitadas. 
  • Visto que já tem o seu cadastro, é o momento de emitir o boleto. Deve-se ir na aba de CONTRATO CAIXA FIES e depois disso em CONTRATO. Você vai encontrar uma parte bem pequena no site em que está escrito para emitir o boleto. Basta clicar sobre este botão para que consiga ter acesso a  todos os boletos que estão atrasados e também aquele que é referente ao mês. Nesta mesma aba, é possível que você tenha uma noção sobre a quantidade de parcelas que ainda faltam para serem pagas e até mesmo, se quiser cortar uma parte de juros, pagar de trás para frente (sim, uma parcela pode ter mais de 50% de desconto!)

Como tirar a 2a via do boleto do FIES? [Passo a Passo]

caixa boleto fies
Créditos: fiesbr.net
  • Para tirar a segunda via do boleto da Caixa, não é necessário que você acesse o portal com senha, basta acessar o site.
  • Você tem que informar o seu CPF (Cadastro de Pessoa Física) e data de nascimento. 
  • Depois disso, digite quais são os números que estão aparecendo na sua tela, eles servem para comprovar que não se trata de um robô. 
  • Clique para continuar e pronto! Agora, basta emitir e imprimir o seu boleto para que seja pago em um banco ou casa lotérica, seja online ou presencial. 

Leia também: Caixa Seguro Desemprego: Como consultar, sacar e atendimento por telefone

Como ver o saldo devedor da Caixa FIES de forma rápida?

boleto fies caixa
Créditos: seebuniaodavitoria.org.br

Saber o saldo devedor é uma forma de estar ciente sobre quantas parcelas faltam para serem pagas e ainda em relação ao tempo que vai demorar. A consulta  é feita através do login que deve usar a sua senha ao clicar em “saldo devedor”.  Nesta aba, você também terá a oportunidade de emitir o boleto de trás para frente para cortar uma parte da dívida. 

Ao pagar o boleto de trás para frente, ele passa a não ter mais a adição de juros. Por isso, uma parcela que normalmente estaria custando R$ 200 pode ir para R$ 100 e até mesmo menos que isso. Se já se formou e tem como pagar de trás para frente, essa é uma forma de garantir que vai terminar mais rápido enquanto paga menos do que teria que pagar em teoria. Sempre dê prioridade  para o boleto daquele mês  e do último que deve ser pago.

Entrar em contato com o suporte da Caixa FIES

segunda via fies caixa
Créditos:caixa.gov.br

 Quem é cliente da Caixa Fies ainda tem a alternativa de entrar em contato com a instituição pelo número 0800 726 0104. Nesse número você consegue falar com um atendente que é especializado e que vai te ajudar a tirar todas as dúvidas sobre o financiamento e o contrato que tem com a instituição. Pode-se optar por conversar tanto pelo chat quanto por telefone em si ao ligar. Uma das vantagens da instituição é que eles são ágeis e estão sempre dispostos a prestar o melhor atendimento para que o estudante não precise se preocupar com nada. 

Leia também: Feirão da Caixa: Como adquirir casa própria com condições especiais | Imóveis

Taxa de juros Caixa Fies 

fies caixa boleto
Créditos:revistanews.com.br
- Continua Depois da Publicidade -

De acordo com o portal FNDE, a taxa de juros do banco da Caixa é fixa quando se trata do Fundo de Financiamento Estudantil sendo de apenas 3,4% ao ano. O valor está bem abaixo da inflação somente do ano de 2021 que foi de 10,06%. Vale salientar que a taxa é a mesma independente do curso e do tempo em que demorar para se formar.

Mas, como já foi dito anteriormente, consegue-se descontar uma grade ́ parte do valor que está sendo devido nas últimas parcelas devido ao fato de que se paga com antecedência. Por exemplo, ao pagar uma parcela que vence daqui há 10 anos, você não precisaria pagar 3,4% X 10 (quantidade de anos). Ou seja, haveria uma redução de 34% de valor. 

Pagar as parcelas de trás para frente vem sendo uma alternativa usada por muitas pessoas que desejam economizar nas contas ao mesmo tempo que diminuem de forma exponencial o saldo em que estão devendo. 

Conclusão

Enfim, neste artigo, abordamos um pouco mais sobre a Caixa FIES e como funciona para ver o saldo devedor, o que acontece se trancar a matrícula e até mesmo como cortar uma parte dos juros que está sendo cobrado pelo banco ao pagar a parcela de trás para frente. 

O Fundo de Financiamento Estudantil vem sendo uma alternativa para muitos brasileiros que não conseguiram ou que preferem estudar em universidades privadas em vez de públicas. Em suma, consegue-se financiar todos os estúdios e começar a pagar somente depois que já estiver formado com juros que acabam sendo mais em conta. 

Como já foi dito anteriormente, vale salientar que a taxa de juros está em 3.4% ao ano e não depende do curso que for escolhido pelo estudante, seja ele um mais caro ou mais barato. O tempo de duração também não é capaz de fazer com que a taxa de juros fique mais alta. 

Também abordamos que não existem requisitos em relação à renda. Por isso, até mesmo as pessoas de renda mais alta podem fazer a solicitação do  Caixa FIES. O que acontece é que o Governo federal pede que haja um desempenho mínimo na prova do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio. Deve-se ter ao menos 400 pontos como média entre todas as modalidades avaliadas no exame ao mesmo tempo em que se deve tirar uma pontuação acima de 0 na redação. 

E então, tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Comente aqui com a gente para que possamos te ajudar e até mesmo melhorar este artigo. Caso tenha alguma orientação para os leitores que estão lendo esse texto, você também pode deixar aqui nos comentários.

- Continua Depois da Publicidade -

Leia também: Qual o horário de atendimento correto das agências da CAIXA?

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Talvez Você se Interesse

- Publicidade -