HomeRedes SociaisBrincadeiras para Instagram: ideias para engajar seus stories e enquetes

Brincadeiras para Instagram: ideias para engajar seus stories e enquetes

Web Stories

O Instagram é uma das redes sociais mais usadas no mundo inteiro. Essa soma atinge quase ¼ da humanidade em número de usuários ativos. E entre esse grande número de pessoas há aqueles que estão presentes nas redes para engajar e conseguir converter leads. E apesar de parecer ser um trabalho simples fazer publicações nas redes sociais, isso é algo mais difícil do que se pode deduzir.

Antes de mais nada, é preciso conhecer o próprio público de seguidores, o que eles gostam de consumir nas redes sociais e quais são os melhores horários para fazer publicações. Após ter essas noções, é necessário ter um calendário de publicações. Isso pode ajudar na constância da publicação e, logo, aumentar o engajamento de uma conta nas redes sociais. Mas, de qualquer forma, a partir desses dois pequenos detalhes sobre o compromisso de um produtor de conteúdo, é possível notar que não é algo tão fácil assim. E visto isso, ainda há a necessidade de produzir um conteúdo que seja interativo e que consiga prender a atenção daqueles que consomem esse tipo de conteúdo.

Existem diversas maneiras de engajar produzindo conteúdo de qualidade. A geração de valor é o que mais importa para um seguidor do Instagram. Sem um valor sendo suprimido de qualquer publicação, mesmo que mínimo, há a possibilidade de um “unfollow” acontecer.

Portanto, para que os leitores aprendam como engajar bem, aqui estão algumas dicas de brincadeiras para Instagram para ajudar a engajar nos stories e em enquetes. Sem mais delongas, aqui está o artigo.

brincadeiras instagram

Porque fazer brincadeiras no IG

- Continua Depois da Publicidade -

Apesar de parecer algo banal, fazer brincadeiras no Instagram é algo que pode ser muito positivo para aumentar o engajamento de uma página. Na verdade, as brincadeiras no feed e principalmente nos stories são um dos principais contribuintes para o crescimento de páginas nesta rede social. Existem diversos tipos de brincadeiras que vão desde trends virais até brincadeiras com filtros do Instagram. Além dessas existem várias outras que podem ser usadas com a finalidade de engajar mais.

A verdade é que até mesmo os memes são uma forma de brincadeiras totalmente funcionais quando o propósito é conseguir mais visualizações, curtidas e, enfim, engajamento. Alguns dos memes mais conhecidos podem ser encarados como brincadeira, tal como o meme de Khaby Lame que busca simplificar os vídeos virais de “Life hacks”, como são conhecidos os vídeos de utilidade.

E já que esse grande produtor de conteúdo da internet foi mencionado, é interessante dizer que esse é um ótimo meme/brincadeira para repetir e gerar mais engajamento.

Fazer brincadeiras no Instagram é algo que contribui muito para conseguir prender a atenção dos espectadores, uma vez que quebra a monotonia em seus feeds. Geralmente, esse aplicativo está repleto de fotos ultra profissionais, vídeos de viagens e trends. Mas muitas vezes tudo que seus usuários querem fazer é aproveitar o momento: sentar no sofá, abrir o Instagram na tela do celular e curtir um pouco de brincadeiras e memes.

Por isso que esses se fazem tão importantes em um perfil do Instagram que visa engajar.

instagram brincadeiras

Como fazer joguinho no Instagram?

Existem diversos jogos presentes no Instagram. Esses estão presentes em filtros onde é possível interagir com a câmera. Alguns dos minigames mais conhecidos dessa rede são o “Don’t blink challenge” ( desafio de não piscar) e o “Equilibre o ovo”. Ambos são filtros passíveis de serem ativados na aba de stories do Instagram. Aliás, esses também são filtros e só podem ser usados caso tenham sido salvos no rolo da câmera de um usuário do Instagram

Para conseguir usar esses jogos existem dois meios: O primeiro trata-se de salvar o filtro ao ver esse sendo usado por alguma pessoa nos stories. O primeiro passo, portanto, é clicar na opção do filtro e depois optar por “salvar”.

- Continua Depois da Publicidade -

Em seguida, basta abrir a câmera na função de Stories ou Reels, selecionar o filtro de jogo que se pretende usar e então gravar o conteúdo. 

Já a segunda opção demanda um pouco mais de minúcia, pois esse demanda que se faça uma escolha. Trata-se da opção de busca de filtros. Para encontrá-la basta arrastar as opções de filtros presente nos stories até o final. Ali se encontra um ícone de lupa, que é a seção do Instagram em que é possível explorar novos filtros.

A partir daí é possível optar pela opção “jogos” que oferece alguns filtros “jogáveis”. A partir daí, basta selecionar o filtro e salvar. É possível ainda testar os filtros de jogo antes de decidir se esse será usado ou não.

Enfim, além dessas opções há também a opção de criar jogos para os filtros do Instagram. Mas isso é algo que demanda um certo nível de conhecimento técnico mais apurado. Portanto, isso não vai ser abordado aqui no artigo.

4 Brincadeiras para engajar seus stories e enquetes

Bom, agora que os leitores conhecem os benefícios de fazer brincadeiras no Instagram, está na hora de dar algumas sugestões de brincadeiras para usar. Aliás, as dicas que serão dadas podem ser usadas por qualquer tipo de página no Instagram. Desde páginas de médicos até páginas para o público infantil. Não importa! Se a finalidade é conseguir obter mais engajamento, as brincadeiras funcionam para todos.

Mas é claro que é necessário usar do bom senso para usar na medida certa, bem como saber quando e com qual público usar.

Enfim, sem mais delongas, aqui estão algumas sugestões de brincadeiras para usar no Instagram e conseguir engajar mais.

1-Brincadeira para interagir nos Stories

Uma boa brincadeira para interagir nos stories pode ser feita usando as caixas de pergunta. Algo que nem todos estão esperando é uma pergunta inusitada. Portanto, propor perguntas inusitadas aos seguidores é algo que pode prender sua atenção. Consequentemente, a medida que as perguntas são feitas e respondidas, é possível responder de uma maneira divertida.

- Continua Depois da Publicidade -

Diferente do que muitos acham, os relacionamentos dentro das redes sociais devem ser cultivados assim como os relacionamentos que se passam fora dela. Portanto, nada de promover monotonia nos stories. E uma ótima forma de quebrar essa tal “monotonia” nesse formato do IG é surpreendendo os seguidores.

Ademais, é possível brincar usando adesivos nos stories. Por exemplo, brincar de adivinhar uma música que está sendo ouvida usando o adesivo de música é uma boa pedida.

De qualquer forma, além desses existem vários outros adesivos que podem contribuir para brincadeiras que engajem nos stories. Basta explorar a criatividade e conciliar com as ferramentas que o Instagram oferece aos criadores de conteúdo.

2-Brincadeira de perguntas no Instagram

As brincadeiras de perguntas do Instagram, assim como as que já foram mencionadas aqui, são muito divertidas e podem ajudar a engajar mais.

Perguntas pessoais, perguntas específicas sobre trabalho, perguntas sobre sugestões de filmes… enfim, existem várias formas de usar os adesivos de pergunta no Instagram. Mas a questão é que quanto mais divertido isso parecer, mais vai engajar. Portanto, ao invés de bolar perguntas sérias, uma boa sugestão é gerar perguntas engraçadas e inteligentes.

3-Brincadeira opina

Essa brincadeira é muito difundida entre pessoas que procuram por uma paquera ou por quem simplesmente gosta de saber a opinião de alguém sobre si mesmo. Basta usar o adesivo de perguntas e sugerir que os seguidores deixem a palavra “opina” na aba de perguntas. A partir daí, aquele que tem a opinião solicitada responde o que acha sobre a pessoa que comentou “opina”. 

Além disso, essa brincadeira pode ser feita nos comentários de publicações no feed, assim como nos stories. Também é uma ótima opção para quem quer saber o que os outros pensam sobre si.

4 – Brincadeira do PPP no IG

Agora, já que se falou sobre brincadeiras de paquera, o PPP é explicitamente uma brincadeira que serve para flertar. Basicamente, alguém abre um espaço para interação com caixas de pergunta e então alguém comenta PPP. Essa sigla significa “pega, pensa ou passa”. Basicamente, é uma forma de saber se alguém tem alguma pretensão de beijar a pessoa que envia “PPP”. Se a pessoa responde “Pego”, significa que tem interesse na pessoa que perguntou. Mas se responder “penso”, significa que há alguma chance de acontecer, mas que a priori é algo a se pensar. Enquanto “passo” pode significar que o ato não deve acontecer.

Essa é uma prática moderna praticada principalmente pelos jovens que navegam por redes sociais buscando divertimento e engajamento fácil.

brincadeiras intagram
Créditos – Pixabay

Conclusão

Enfim, essas foram algumas das sugestões de brincadeiras explicadas para que os leitores se engajem mais em suas contas do Instagram. Vale lembrar que existem várias outras brincadeiras para diferentes públicos. Além disso, é possível propor novas brincadeiras e até mesmo gerar trends novas a partir disso.

A grande questão por trás dessas brincadeiras é conseguir atenção e cativar os seguidores a interagir mais com o conteúdo que é produzido em um perfil. 

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Talvez Você se Interesse

- Publicidade -